14 de setembro de 2010

Kaoru Saito

O artista japonês Kaoru Saito (1931) é famoso por sua bela arte em estampas retratando belas mulheres e utilizando a técnica mezzotint*. A obra de arte do artista é uma atraente combinação do tema tradicional japones e uma técnica ocidental.

























Mezzotint* é uma gravura do processo intaglio (baixo relevo) onde tecnicamente é usado o método da ponta seca. Na impressão, os poços minúsculos na superfície seguram a tinta quando a face da placa está limpa. Um alto nível de qualidade e riqueza de impressão pode ser alcançado. 


O método de gravura mezzotint foi inventado pelo artista amador alemão Ludwig von Siegen (1609-c 1680).  Sua primeira impressão mezzotint data de 1642 e é um retrato de Elizabeth Amélia, Landgravine de Hesse-Kassel. Isto foi feito através do trabalho do claro ao escuro. O  
 "rocker" (um instrumento de metal com dentes pequenos) parece ter sido inventado por Prince Rupert do Reno , um comandante da cavalaria famoso na Guerra Civil Inglesa, que foi o próximo a utilizar o processo, e levou-o para a Inglaterra. Sir Peter Levy viu o potencial para usá-lo para divulgar seus retratos, e incentivou um número de gravadores holandeses que chegaram à Inglaterra. O processo foi amplamente utilizado, especialmente na Inglaterra de meados do século XVIII, para reproduzir retratos e outras pinturas. Desde os meados do século XIX, foi relativamente pouco usado. 


Kipniss Robert e Peter Ilsted, dois notáveis expoentesda técnica da técnica; MC Escher também usou mezzotint.


3 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.