10 de setembro de 2010

Alphonse Mucha

Alphonse Marie Mucha é mais conhecido como o artista gráfico da Art Nouveau, de estilo inconfundivel e referência de toda uma "Belle Epoque". Entre 1880 e 1920, utilizou a fotografia como meio de estudo para suas ilustrações e com a sensibilidade visual amealhou um trabalho consistente também na fotografia.
Entre seus trabalhos mais conhecidos estão os cartazes para os espetáculos de Sarah Bernhardt realizados na França de 1894 a 1900, e uma série chamada Épicos Eslavos, entre 1912 e 1930.

Alphonse Marie Mucha, teve um papel importante no desenvolvimento de cartazes e é referencia até hoje, com suas obras raras e valiosas.


 Amants

 Autumn, 1886


The times of the day, 1889


Job, 1898 - Princess Hyacinth, 1911









Alphonse Mucha - Fotógrafo


Foto estudo como base para o desenho.


Paul Gauguim, 1895. Meses depois Gauguim viajará para o Thaiti e nunca mais se verão.

Em abril de 1913, Mucha viaja para a Rússia com a intenção de coletar material para sua pintura da proclamação do Tzar Alexander II, que faria parte de sua série de Épicos Eslavos. Mucha se impressionou com o que chamou de Relíquia de Sociedade Medieval co-existindo em "pleno" século XX. Grande parte das fotografias estragaram-se, restando muito pouco, mas nem por isso, menos consistente, esta notável reportagem social.


 Estudos de ballet, 1900



Estudo com o quadriculado usado na transferência para o desenho.


Da sua viagem à Rússia, 1913, pobreza espalhada como um prenúncio da revolução.

  

Um comentário:

  1. Gostei especialmente dos cartazes: de uma sensibilidade singela, sutil...
    Abraço,

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.