10 de setembro de 2010

Eadweard James Muybridge - Fotografia de movimento


Eadweard James Muybridge nasceu na Inglaterra e mudou-se para os Estados Unidos por volta de 1852. Começou sua carreira de fotógrafo em 1860 na Califórnia e logo se tornou conhecido como um fotógrafo de paisagem. Em 1867, organiza uma expedição a "Yosemite valley", com tendas, placas de vidro, garrafas, câmeras de grande formato e vários outros equipamentos levados por mulas através do deserto. 





Em 1872, Leland Stanford, o magnata ferroviário e ex-governador da Califórnia, questionou Muybridge sobre a possibilidade de comprovar se um cavalo galopando ficava, mesmo que por pouco tempo, com as quatro patas fora do chão. A fotografia naquela época não estava muito desenvolvida mas, mesmo com essas restrições, Muybridge conseguiu satisfazer Leland e seu amigo Frederick MacCrellish.
Com o auxílio de três baterias de máquinas fotográficas, era possível registrar o movimento de vários ângulos. As fotografias eram tomadas numa velocidade 1/6000s. 

Muybridge desenvolveu novas técnicas, equipamentos e químicas, conforme sua necessidade, como o zoopraxiscópio que projetava em sucessão rápida, imagens simulando movimento.
A primeira experiência com fotografia de movimento, deve-se ao fotógrafo que, em 1878, utilizou uma série de câmaras escuras para registrar os movimentos de humanos e de cavalos. Para isso recriou o zootropo que funcionava movimentando desenhos e fotografias, que eram visualizadas através de uma fenda em um dispositivo por ele denominado de zoopraxiscópio. Além do estudo do movimento de animais, Muybridge nos deixou um enorme acervo de imagens de homens, mulheres e crianças em ação. O trabalho de movimento de Muybbridge serviu de matéria de pesquisa para atletas, artistas, cientistas, enfim todos aqueles que necessitavam conhecer a fundo o funcionamento dos músculos e o centro de gravidade dos corpos em movimento. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.