4 de março de 2010

Museu dos Brinquedos




O Museu dos Brinquedos no Brasil, está situado em Belo Horizonte - MG. 
Os objetos do acervo do Museu dos Brinquedos compreendem o período do inicio do século XX até os dias de hoje. Com cerca de 5.000 peças de procedência nacional e internacional, o acervo conta com carrinhos de bebês, bonecas, móveis, louças, máquinas de costura, ferros de passar roupa, autoramas, velocipedes, peluches, cavalos de pau, fantoches, robôs, jogos, brinquedos musicais, livros infanto-juvenis e muito mais. Localizado em uma casa integrante do Patrimônio Histórico de Belo Horizonte, o Museu dos Brinquedos reúne educação, cultura e lazer, com o objetivo de pesquisar, preservar e divulgar o patrimônio cultural lúdico da infância, tornando-se, dessa forma, referência nacional e internacional sobre o tema.

História: O Museu dos Brinquedos existiu informalmente de 1986 a 1999 sob a coordenação de Luiza de Azevedo Meyer. Com o falecimento da idealizadora em 2000, a família deu prosseguimento ao projeto e criou o Instituto Cultural Luiza Azevedo Meyer em sua homenagem. Em outubro de 2006, foi inaugurado o Museu do Brinquedo, numa casa tombada pelo IPHAN, em Belo Horizonte.
Nascida em São João Del Rey, em 1912, Luiza de Azevedo Meyer  reuniu  ao longo de sua vida uma coleção de brinquedos, sendo muitas destas peças de seus dez filhos e vinte e dois netos. Sua idéia era transformar seu acervo particular em um lugar especial dedicado a investigar, preservar e difundir o patrimônio cultural da infância. Seu sonho era construir o Museu dos Brinquedos.

Atualmente encontram-se em exposição aproximadamente 800 exemplares oriundos de diversos países.

Para maiores informações visite o site: Museu dos Brinquedos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.