4 de março de 2010

RS - Torres vai ganhar Museu em 2011



Em fevereiro de 2011, o Parque Estadual de Guarita, em Torres, terá um “espaço museu” onde serão expostos objetos usados pelo homem sambaquiano, ancestral pré-histórico que vagava pela região. A previsão, de acordo representantes da prefeitura, é que a obra tenha início em junho deste ano. O local terá mostras de outras áreas, mas uma parte será reservada aos Sambaquis. Atualmente, 65 objetos líticos (de pedra) estão expostos na Casa de Cultura da cidade, onde o turista pode ver fragmentos de cerâmica, 12 ossos petrificados e três fragmentos de mandíbulas, entre outros.
Um dos achados arqueológicos chama a atenção pela beleza: um vaso inteiro de cerâmica, parecendo uma urna funerária, encontrado no sítio arqueológico Sambaqui de Itapeva. A Casa de Cultura, com um espaço na parte da frente para os achados, entre outros objetos mais recentes, fica aberta em horário comercial.
Há 4 mil anos, o Litoral Norte do Rio Grande do Sul era similar ao de Santa Catarina. Com o aumento dos oceanos e com as águas subindo, a costa foi inundada. Neste período, tribos indígenas, que são anteriores aos guaranis, e denominadas sambaquianas, viviam neste local. Nômades, esses homens viviam ora na costa, ora nos rios ou lagoas do litoral, onde deixaram os seus objetos de uso diário. Esses homens pré-históricos foram os primeiros coletores silvestres. Como não tinham lugar fixo, por onde passavam deixavam os restos do que comiam, bem como os objetos que produziam.

fonte: Correio do povo - iphan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.