14 de maio de 2011

Museu da Inconfidência expõe gravuras de Lasar Segall


A Semana de Museus, promovida anualmente nas mais diversas localidades brasileiras, apresentará, em 2011, o tema “Museu e Memória”. O Museu da Inconfidência preparou uma série de atividades para o período, de 13 a 22 de maio. A abertura, na sexta-feira (13), fica por conta da inauguração da mostra Lasar Segall – Imagens do Brasil, a partir das 20h30min na Sala Manoel da Costa Athaide (Rua Vereador Antonio Pereira, 33, Centro Histórico).

A exposição é resultado de parceria do Museu da Inconfidência com o Museu Lasar Segall, SP, que emprestará 35 gravuras, e o Museu Nacional de Belas Artes, RJ, de onde virão uma escultura e uma tela. As obras abrangem o período de 1924 a 1930, época de grande concentração de imagens do Brasil na obra de Segall, inclusive na sua produção gráfica.





PROGRAMAÇÃO


 9ª Semana de Museus – Museu e Memória
De 13 a 22 de Maio



Sala Manoel da Costa Athaide, Anexo I

Dia 13 – Sexta-feira

Abertura das Comemorações da Semana Nacional dos Museus

20h30 – Inauguração da Exposição: Imagens do Brasil – Gravuras de Lasar Segall
Exposição realizada em parceria com o Museu Lasar Segall, SP, e Museu Nacional de Belas Artes, RJ. Curadoria: Margareth Monteiro e Janine Ojeda.



Tenda montada na Praça Tiradentes

Dia 14 – Sábado

14h – Abertura da exposição: Uma coleção de carros antigos de Ouro Preto
Mostra de carros antigos, miniaturas, painéis fotográficos e dioramas. Curadoria: Ricardo Trópia, Margareth Monteiro e Janine Ojeda.


Dia 15 – Domingo

Exposição Uma coleção de carros antigos de Ouro Preto. Participação do Sistema de Museus de Ouro Preto.

15h - Apresentação de Corporação Musical pelas ruas do Centro Histórico, pelo Sistema de Museus de Ouro Preto.


Dia 18 – Quarta-feira

8h30 às 12h - Dia Internacional dos Museus; Dia Nacional da Luta Antimanicomial e Dia Nacional de Enfrentamento à exploração, violência e abuso sexual de crianças e adolescentes. Intervenção da Secretaria de Assistência Social, com a participação de alunos das redes estadual e municipal de ensino, pelo Dia Nacional de Enfrentamento à exploração, violência e abuso sexual de crianças e adolescentes. O Museu da Inconfidência estará aberto à visitação pública com entrada franca das 12h às 21h.


DIA 22 – Domingo

14h - Encerramento da Semana Nacional dos Museus, com participação do Sistema dos museus de Ouro Preto.

15h – Apresentação de Corporação Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Auditório, Anexo I 


Dia 14 – Sábado

19h – Lançamento do livro infantil Chicupim, o Comedor de Histórias, de Ana Maria Laia, produzido pelo Museu da Inconfidência em 2009, seguido de bate-papo com a autora.


Dias 16, 18 e 20 – Segunda, quarta e sexta

14h às 17h - Oficina “História dos museus de Moda”. Ministrantes: Christine Ferreira Azzi, Pesquisadora do Museu da Inconfidência (dias 16 e 18/05) e Heide Furtado, museóloga do Museu da Inconfidência, (dia 20/05). Público-alvo: Pesquisadores, profissionais de museus, estudantes das áreas de museologia, história, artes, moda; interessados em geral. 20 vagas.


Dia 17 – Terça-feira

9h às 12h - Abertura da exposição Memória do Serviço de Saúde Mental de Ouro Preto (SSM-OP). Palestra: História da Saúde Mental de Ouro Preto. Mesa-Redonda: Perspectivas futuras do SSM-OP.

14h às 17h - Lançamento: Caderno do Professor – Museu: memórias em debate.

Elaborado por Andréa Gonçalves, técnica em Assuntos Culturais do Museu da Inconfidência. Atividade seguida de visitação ao Museu da Inconfidência e palestra da Profª. Nara Rúbia de Carvalho, autora de Das Pedras às Estrelas: o Museu-Escola do Museu da Inconfidência, Ouro Preto, década de 1980. Público alvo: professores da rede pública de ensino.


Dias 17, 18, 19 e 20 – Terça, quarta, quinta e Sexta

19h – Mostra de cinema: Ouro Preto em Cena
Exibição de documentários e filmes que tiveram Ouro Preto como cenário. Público-alvo: Comunidade em geral. Grupos escolares com agendamento prévio. Curadoria: Geraldo Bonifácio de Freitas.


Dias 19 e 20 – Quinta e sexta

14h às 17h - Oficina Baú de Memórias, baseada no livro Chicupim, o Comedor de Histórias. Público-alvo: alunos do ensino fundamental e crianças de 6 a 12 anos. Ministrantes: Ana Laia, Lorene Dutra, Aparecida Ferreira e Viviane Velloso. 80 vagas.


Casa do Pilar – Anexo III – Oficinas Educativas

Dias 16, 17, 18, 19 e 20 de maio – Segunda a sexta

9h30 às 11h30  – Oficina “Uma história da moda para crianças”
Ministrante: Christine Ferreira Azzi – Pesquisadora do Museu da inconfidência/IBRAM/MinC, com a colaboração de Simone Fernandes, Historiadora ET-Ouro Preto/IPHAN/MinC, na oficina de bijuteria em tecido (20/05). Público-alvo: crianças de 9 a 12 anos. 12 vagas.


Dias 17 e 19 – Terça e Quinta

14h às 17h – Oficina “Álbum de família: coleção de memórias ouropretanas”
Ministrantes: Carmem Silvia Lemos e Suely Perucci – Pesquisadoras do Museu da Inconfidência/IBRAM/MinC. Público alvo: interessados em geral acima de 18 anos. 15 vagas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.