14 de maio de 2011

Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul - 900 fotos de Porto Alegre


Uma coleção de 900 fotos de Porto Alegre, feitas nos anos 1940 e 1950, foi integrada ao Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. As imagens fazem parte do acervo fotográfico do professor Laudelino Teixeira de Medeiros e foram doadas por seu filho Luiz Inácio Franco de Medeiros. Os registros revelam como a cidade foi e, principalmente, como ela ainda poderia ser.

Laudelino (1914 – 1999) foi um professor da UFRGS, sociólogo e historiador, tão conhecido por suas pesquisas relevantes quanto pelo seu conservadorismo. Prova­velmente fotografava as ruas e casas da Capital por reconhecer valor no que via e pela certeza de que a paisagem urbana não continuaria assim por muito tempo. Acertou. Graças ao seu empenho, hoje podemos avaliar o quanto perdemos. Ao contrário da Europa, destruída duramente pelas grandes guerras, a América como um todo, e o Brasil especialmente, nunca precisou reconstruir-se para recuperar a identidade perdida pela ação, e devastação, imposta pelos invasores. Isso talvez explique por que aqui o progresso confundiu-se sempre com renovação. Nós mesmos nos encarregamos de destruir o que tínhamos de melhor em termos de qualidade arquitetônica. Se até o patrimônio valioso dos mais ricos foi atropelado pela visão obtusa e equivocada, o que restaria para as residências mais simples onde vivia a população mais humilde. Na primeira metade do século 20, foi concebido e aplicado sobre uma estrutura urbana colonial um projeto de cunho modernista. Sobraram alguns prédios, em sua maioria públicos, que nos mostram, assim como as fotos do Prof. Laudelino, como Porto Alegre foi bonita. Mesmo esses são mantidos com enormes dificuldades. Seria muito bom, para o futuro, se aprendêssemos como uma câmera apreende.


 1

 2


 3

 4

 5

 6

 7

Ruas Mostardeiro (1 e 2), Demétrio Ribeiro (3), Venâncio Aires (4), Duque de Caxias (5), Andradas (6) e Marechal Floriano Peixoto (7)


Fonte:
14 de maio de 2011 | N° 16700

REFLEXO | por Ricardo Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.