4 de fevereiro de 2011

Google Art Project




O Google anunciou uma parceria com 17 dos museus de arte mais importantes do mundo, que permitirá descobrir e visualizar virtualmente mais de mil obras em alta resolução e 17 com super resolução com um nível de detalhe extremo.

No Google Art Project estão envolvidos museus espalhados por onze cidades de nove países, entre eles o National Gallery de Londres, o MoMA de Nova Iorque, o Hermitage de São Petersburgo ou o Museu Van Gogh, em Amesterdã.
Entre as 17 pinturas disponíveis online em super resolução no Google Art Project contam-se obras como "A Noite Estrelada " de Vicent van Gogh (MoMA), "Regresso do filho pródigo", de Rembrandt no Hermitage de São Petersburgo, e "No woman, no cry", de Chris Ofili , exposto na Tate Britain, entre outras.
A estas juntam-se mais de mil obras de arte em alta resolução de 486 artistas, dispersas pelos 17 museus.

Visita virtual


Através do recurso tecnológico 360º do Street View para interiores, é possível aos utilizadores visitarem virtualmente galerias dos museus envolvidos no projeto.
Esta parceria permite que qualquer utilizador em qualquer parte do mundo possa conhecer, através de um clique, a história e os artistas que estão por detrás das obras expostas.
Segundo a Google, cada um dos museus colaborou de "forma exaustiva", disponibilizando a sua experiência e orientando todas as etapas do projeto: desde a seleção das coleções ao aconselhamento sobre qual o melhor ângulo para as fotografias, passando pela informação que deveria acompanhar a obra de arte.

Além da visita virtual a cada um dos museus e da análise às obras em super resolução, este projeto permite aos utilizadores guardarem perspetivas específicas de qualquer das obras e iniciarem a sua própria coleção. É possível ainda comentar cada pintura e partilhar a coleção com amigos e familiares.
Com a função visita virtual ao museu, os utilizadores podem circular virtualmente pelas galerias e selecionar as obras que mais lhes interessam. O painel de informação permite aos utilizadores acederem a mais detalhes sobre a obra de arte, encontrarem outros trabalhos do mesmo artista ou visualizarem vídeos relacionados no YouTube.
Um pequeno veículo equipado com a tecnologia do Street View registou imagens de 360º no interior de inúmeras galerias que, uma vez ligadas, permitem a qualquer utilizador uma navegação fluida por mais de 385 salas dos diversos museus.

MUSEUS PARTICIPANTES

Altes Nationalgalerie, Berlim
Frick collection, Nova Iorque
Galeria degli Uffizi, Florença
Freer Gallery - Smithsonian, Washington
Galería Tretyakov, São Petersburgo
Gemäldegalerie, Berlim
MoMA, Museum of Modern Art, Nova Iorque
Museu Hermitage, São Petersburgo
Museu Kampa, Praga
Museu Rainha Sofia, Madrid
Museu Thyssen-Bornemisza, Madrid
Museu Van Gogh, Amesterdão
National Gallery, Londres
Palácio de Versalhes, França
Rijksmuseum, Amesterdã
Tate Britain, Londres
Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque







Glogle Art Project

 Fonte

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.