O Google anunciou uma parceria com 17 dos museus de arte mais importantes do mundo, que permitirá descobrir e visualizar virtualmente mais de mil obras em alta resolução e 17 com super resolução com um nível de detalhe extremo.
No Google Art Project estão envolvidos museus espalhados por onze cidades de nove países, entre eles o National Gallery de Londres, o MoMA de Nova Iorque, o Hermitage de São Petersburgo ou o Museu Van Gogh, em Amesterdã.
Entre as 17 pinturas disponíveis online em super resolução no Google Art Project contam-se obras como "A Noite Estrelada " de Vicent van Gogh (MoMA), "Regresso do filho pródigo", de Rembrandt no Hermitage de São Petersburgo, e "No woman, no cry", de Chris Ofili , exposto na Tate Britain, entre outras.
A estas juntam-se mais de mil obras de arte em alta resolução de 486 artistas, dispersas pelos 17 museus.
Visita virtual
Através do recurso tecnológico 360º do Street View para interiores, é possível aos utilizadores visitarem virtualmente galerias dos museus envolvidos no projeto.
Esta parceria permite que qualquer utilizador em qualquer parte do mundo possa conhecer, através de um clique, a história e os artistas que estão por detrás das obras expostas.
Segundo a Google, cada um dos museus colaborou de "forma exaustiva", disponibilizando a sua experiência e orientando todas as etapas do projeto: desde a seleção das coleções ao aconselhamento sobre qual o melhor ângulo para as fotografias, passando pela informação que deveria acompanhar a obra de arte.
Além da visita virtual a cada um dos museus e da análise às obras em super resolução, este projeto permite aos utilizadores guardarem perspetivas específicas de qualquer das obras e iniciarem a sua própria coleção. É possível ainda comentar cada pintura e partilhar a coleção com amigos e familiares.
Com a função visita virtual ao museu, os utilizadores podem circular virtualmente pelas galerias e selecionar as obras que mais lhes interessam. O painel de informação permite aos utilizadores acederem a mais detalhes sobre a obra de arte, encontrarem outros trabalhos do mesmo artista ou visualizarem vídeos relacionados no YouTube.
Um pequeno veículo equipado com a tecnologia do Street View registou imagens de 360º no interior de inúmeras galerias que, uma vez ligadas, permitem a qualquer utilizador uma navegação fluida por mais de 385 salas dos diversos museus.
Altes Nationalgalerie, Berlim
Frick collection, Nova Iorque
Galeria degli Uffizi, Florença
Freer Gallery - Smithsonian, Washington
Galería Tretyakov, São Petersburgo
Gemäldegalerie, Berlim
MoMA, Museum of Modern Art, Nova Iorque
Museu Hermitage, São Petersburgo
Museu Kampa, Praga
Museu Rainha Sofia, Madrid
Museu Thyssen-Bornemisza, Madrid
Museu Van Gogh, Amesterdão
National Gallery, Londres
Palácio de Versalhes, França
Rijksmuseum, Amesterdã
Tate Britain, Londres
Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque
Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque
Fonte
That is a wonderful news, thanks !
ResponderExcluir