18 de dezembro de 2010

Arte kusiwa


Os Wajãpi, população indígena pertencente ao grupo cultural de tradições e língua Tupi-guarani, vivem em pequenas aldeias dentro de um território protegido no estado do Amapá. Estes indígenas desenvolveram uma linguagem única, unindo a arte gráfica da pintura e a verbal, através da qual transmitem conhecimentos e significados culturais, estéticos e religiosos.
Seus ornamentos, designados pelo termo kusiwa, são aplicados com tinturas vegetais em cuja composição estão sementes de urucum, gordura de macaco, suco de jenipapo verde e resinas perfumadas. A arte kusiwa compreende um repertório de códigos que têm como motivos mais frequentes animais como pássaros, peixes, borboletas, cobras, jacarés, jabutis, etc. Segundo seus mitos, a comunidade Wajãpi considera estes desenhos como traços materiais dos primeiros seres com vida, e que contam a aparição da humanidade e a separação do mundo animal e do natural.





Documentário sobre a arte gráfica tradicional dos Wajãpi no Amapá.

Um comentário:

  1. gosto muito de arte indígena mas não conhecia essa tribo, que coisa maravilhosa! obrigada por divulgar. Beijos e bom final de domingo

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.