1 de setembro de 2010

Cartão de dança



Um cartão de dança, era usado por uma mulher para registrar os nomes dos homens com quem pretendia dançar cada dança sucessivamente em um baile formal. Eles parecem ter se originado no século XVIII , mas a sua utilização se tornou generalizada no século seguinte, em  Viena. Um cartão de dança real é tipicamente um folheto com uma capa decorativa, enumerando os títulos de dança, compositores , e a pessoa a quem a dama destina a dança.  Normalmente, ele tinha uma capa indicando a organização patrocinadora do baile e um cordão decorativo que podia ser anexado pela dama ao pulso ou a um vestido de baile. A partir do século XIX até a Primeira Guerra Mundial, os cartões de dança, para a elite do Império Austro-Húngaro foram muitas vezes muito elaborados, com alguns até incorporando  metais preciosos e porcelana.
Nos tempos modernos, a expressão cartão "dança" é frequentemente usada metaforicamente, como quando alguém diz "anote-me em seu cartão de dança", que significa "encontrar algum tempo para gastar comigo", ou, inversamente, o "cartão de dança de alguém está cheio" implica em não haver tempo ou interesse em outra pessoa.
Os cartões de dança permaneceram em uso também na década de 1920.
Veja abaixo algumas algumas fotos desses preciosos e raros cartões:

















































Um comentário:

  1. Lindo! Rosa, para quem ama a história este blog para ser um oassis no deserto. Obrigado por sua visita ao meu pequeno acervo, que na verdade não é meu, e sim de todos que por lá vaguem...

    Um abraço,

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.