8 de agosto de 2010

O relógio astronômico de Praga

O relógio astronômico de Praga, o mais antigo da Europa em seu estilo, completa 600 anos.

Um ícone para os tchecos e para os turistas.

 



O relógio astronômico em Praga, o mais antigo em seu estilo na Europa, celebra  em 2010, um aniversário muito especial. Seiscentos anos contemplam a este  "relógio da vida", uma maravilha da arte medieval, identificado sempre pelo número de pessoas reunidas a seus pés, quando se ativa o mecanismo que faz dançar suas figuras. Toda uma alegoria do tempo e da natureza efêmera da vida, na Praça da Cidade Velha, a mais bonita da capital Tcheca. 

Há um ano, Petr Skala, mestre relojoeiro e restaurador, cuida da saúde desta jóia mecânica que fala do gosto tcheco por esses engenhos. Skala, que está hoje com 63 anos e vive em uma vila na periferia de Praga, chamado Sadska, zela minuciosamente pela internet em um computador no seu escritório, pelo bom funcionamento do relógio. Estuda detalhadamente seus sons que conhece com perfeição, e a cada sexta-feira se apresenta no Starometské Námesti para examinar o seu estado no local e verificar se os pombos não penetraram na rede de proteção.

Skala, que não aceitou o trabalho por uma recompensa financeira, mas pelo  significado deste grande símbolo da cidade de Praga, nos guia através das entranhas do relógio construído em 1410 entre os dois principais pilares que sustentam a Câmara Municipal (1363). Uma estreita escada em forma de caracol conduz ao habitáculo traseiro onde a maquinaria original está instalada. O espaço desconhecido é minúsculo, quase esmagador, mas Skala se move como se estivesse em seu 'pequeno reino'. "Ao iniciar meu trabalho aqui - comenta - a primeira coisa que eu tive que entender foi todo o sistema do relógio e seu funcionamento, que não me pareceu complicado. Sim, foi maravilhoso ver que a máquina era original. Então, eu respeito profundamente essa máquina, os tesouros da grande história da cidade, e até mesmo outras nações européias que, por vezes, deixaram uma marca importante neste lugar". 




O Orloj é um relógio astronômico medieval, localizado na Praça da Cidade Velha, desde o Séc. XV.  É composto por três componentes principais: o mostrador astronômico, representando a posição do Sol e da Lua no céu, além de mostrar vários detalhes celestes; a ”Caminhada dos Apóstolos”, um show mecânico representado a cada troca de hora com as figuras dos apóstolos e outras esculturas em movimento; e um mostrador-calendário com medalhões representando os meses (ou zodíaco, como aparecem em alguns textos).



 Curiosidades:

A lenda diz que os vereadores da Câmara mandaram cegar o mestre que tinha construído o relógio, para que ele não pudesse construir uma cópia do relógio em outras cidades.


O relógio astronômico indica quatro tipos de tempo:

1. Tempo da Europa Central (tempo antigo alemão) – indicado por números romanos na berma da esfera, apontado pelo ponteiro solar.

2. Antigo tempo boêmio – o novo dia começa com o deitar do sol. Indicado pelos números góticos dourados situados no anel exterior da esfera, gerido pelo aparelho independente.


3. Tempo babilônico (variável) – um dia demora desde a aurora até o deitar do sol, devido que as horas do Verão demoram mais que as horas do Inverno. O relógio astronômico de Praga é o único relógio do mundo capaz de medir esse tempo.


4. Tempo astral – indicado pelos números romanos. Na parte inferior da fachada há o mostrador do calendário que indica o dia, sua posição na semana, mês e ano.


Dicas para visitantes:

É possível subir à torre da Câmara Municipal da Cidade Velha. Do seu alto abre-se uma vista sobre as multidões de turistas e a inteira Praça da Cidade Velha
.


Fonte
http://amigostodaprova.ning.com

3 comentários:

  1. nossa, que maravilha este relógio...
    belo post!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. I visited Praga 3 years ago, it's a amazing city and this clock is one of the charming things you can find as Carlo's Bridge and the Castle!

    ResponderExcluir
  3. Estive lá em 16 de julho de 2012. Esse lugar é lindo!!!!
    Aliás a cidade de Praga é linda de chorar, a emoção toma conta e não há como resistir.
    Voltaria lá mil vezes.
    Meu nome é Ivonete Ferreira Silva - Dourados/MS

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.