4 de maio de 2010

Museu de Arte Pré-colombiana e Indígena



O Museu de Arte Pré-colombiana e Indígena (MAPI): está localizado na Rua 25 de Mayo, Ciudad Vieja, em Montevidéu, Uruguai. Possui um valioso acervo arqueológico e etnográfico dos povos originários da América. Exibe, preserva e conserva expressões culturais de crenças e tecnologia destes povos.


Museu de Arte Pré-colombiana
e Indígena

O edifício foi projetado por Emilio Reus no final do século XIX, declarado Monumento Histórico Nacional em 1986, de arquitetura eclética.
Organiza importantes exposições anuais de arte pré-colombiana, arte moderna, fotografia, etc. Ao longo do ano, o museu organiza diversas atividades vinculadas às exposições e a temas do museu (conferências, workshops e seminários, espaço para a divulgação, o diálogo e o intercâmbio entre especialistas e o público).
O museu tem também uma proposta para instituições educativas e recreativas, de responsabilidade de uma equipe interdisciplinar composta por professores com formação em arqueologia, história, artes visuais, artes plásticas, oficinas e professores. Entre sua proposta pode-se mencionar: visitas guiadas às exposições, workshops de Abordagem à Pré-História, Arte Rupestre, Arqueologia, Cerâmica, Conscientização e expressão. Teatro para crianças "Paso la piedra y no la recibo" por La Rueda Teatro.


Canoa extraída do Rio Queguay no ano de 1941. 
Data (pelo método de carbono 14) 1628 - 1810 Dc.
Corresponde a alguns grupos indígenas que se moviam neste territorio.


 Interior do Museu


Salas
  • Sala permanente, térreo. Memórias ancestrais, arte e arqueologia do Uruguai.
  • Sala permanente, térreo. Arte pré-colombiana.
  • Exposição temporária: A Morte Ilustrada. Exposição de gravuras de José Guadalupe Posada.
  • Sala de fotografia, primeiro andar. Mercado. Reportagem fotográfica. Nancy Urrutia
  • Livraria e loja, térreo. Publicações próprias especializadas, cartazes, postais, artesanatos.

3 comentários:

  1. Qué hermosas fotos tienes en tu blog, te felicito!

    ResponderExcluir
  2. Estarei no Uruguai do dia 09/10 ao dia 15/10, sou historiadora e busco estudar as questões indigenista, gostaria de saber se existe uma possibilidade de estar estudando durante este período no espaço no Museu e ou vilarejos próximos onde eu possa obter registro e informações. Obrigado

    Deborah - PUC São Paulo.
    deborahistoriadora@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Debora

    Escreva para: educacion@mapi.org.uy ou comunicacion@mapi.org.uy e terás informações detalhadas sobre a possibilidade de estudos na data desejada.

    Acesse o site do museu: http://www.mapi.org.uy/el_museo.htm

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.