15 de maio de 2010

II encontro de Arqueologia de Mato Grosso do Sul


O II Encontro de Arqueologia de Mato Grosso do Sul, que será realizado entre os dias 17 e 21 de maio de 2010, no auditório do LAC/UFMS e também no MuArq – Museu de Arqueologia da UFMS, localizado no Memorial da Cultura e Cidadania Apolônio de Carvalho, em Campo Grande, terá como tema central a Arte Rupestre (grafismos pré-históricos). O evento contará em sua programação com palestras de pesquisadores de reconhecimento nacional e internacional; montagem de uma exposição de artes plásticas de curta duração, “Rupestre no Mato: A arte rupestre e suas relações com a arte contemporânea”; mesa-redonda integrada por pesquisadores, artistas plásticos e representantes de instituições culturais do Estado; apresentações de trabalhos científicos; visitas monitoradas ao MuArq (às exposições de longa duração e de curta duração); mostra de vídeos. O evento é aberto à participação de toda população e a inscrição, pessoal e gratuita, pode ser feita entre os dias 03 e 14 de maio de 2010 no MuArq.
O Mato Grosso do Sul reúne um dos mais expressivos potenciais arqueológicos do País, sendo considerado por diversos pesquisadores como uma região de extrema importância para compreender os processos de povoamento humano no Brasil Central.  O seminário terá, portanto, o objetivo de promover a divulgação das pesquisas já realizadas sobre esse potencial, bem como despertar o interesse do público para novas reflexões a respeito dessa temática científico-cultural. Afinal, compreender o passado do homem, em Mato Grosso do Sul, ultrapassa o sentido da pesquisa acadêmica, sendo que esta tarefa contribui para o sentimento identitário da população sul-mato-grossense, bem como acelera o processo de conscientização da sociedade para a preservação do patrimônio cultural do Estado.

O II Encontro de Arqueologia de Mato Grosso do Sul é uma realização do MuArq – Museu de Arqueologia da UFMS/PROPP e se realizará no âmbito da 8ª Semana Nacional de Museus, ao mesmo tempo, estará celebrando também o segundo aniversário de existência do MuArq. O evento conta com o apoio institucional do IPHAN/MS e da Fundação de Cultura do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
 
A programação detalhada pode ser obtida no site: www.muarq.ufms.br.
Serviço:
II encontro de Arqueologia de Mato Grosso do Sul
Local: Auditório do Laboratório de Análise Clínicas – Muarq/UFMS - Campo Grande - Mato Grosso do Sul
Data: 17 a 21/05
Informações: (67) 3321-5751

 
Fonte: IPHAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.