8 de maio de 2010

Fotorama

"Fotorama" (São Paulo): abre no dia 8 de maio, a partir das 11h, mostra individual do fotógrafo Marcelo Tinoco na Galeria nuVEM, no bairro da Vila Madalena, em São Paulo. Composta por 10 fotografias (cor) inéditas, com tamanhos entre 1 e 1,6 m, a mostra, que é resultado de pesquisa de três anos, reflete sobre as relações entre ato fotográfico e a criação ficcional na cultura contemporânea.
Marcelo Tinoco é considerado um "fotógrafo-taxidermista". Em seu trabalho, as paisagens, as personagens, as situações - primeiro documentadas em viagens, logo dissecadas e arquivadas em banco de dados - são submetidas a um exercício de reciclagem que resulta em um imaginário nômade.











O método de trabalho de Tinoco consiste em criar um dispositivo de arquivamento dos instantes fotográficos, organizando pastas, categorias e seleções. Seu último passo é construir quadros cênicos de grandes proporções, adquirindo o efeito de uma "natureza calculada". 
Graças à manipulação digital, o rigor fotográfico e um trabalho de calibragem de luz, Tinoco cria efeitos de tridimensionalidade e hiper-realismo em seus trabalhos.

Um comentário:

  1. Interessantíssimo estes trabalhos em fotografia,
    tentarei visitar essa mostra.

    Rosa, amo assuntos sobre patrimônios históricos e culturais... parabéns por estar nesse meio!
    abraços
    De

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.