16 de maio de 2010

Cuerpos amerindios: arte y cultura de las modificaciones corporales



A exposição  Cuerpos amerindios: arte y cultura de las modificaciones corporales pode ser vista no Museu do Ouro, em Bogotá - desde 19 de março de 2010. É um passeio colorido pela diversidade cultural da Colômbia, pelo  passado e presente, onde você vai descobrir as técnicas, práticas e contextos de alterações corporais entre as sociedades indígenas.

Cuna, 1991.
(Foto Brian Moser)

Não se trata de um catálogo de espécies raras e extravagantes, mas um hino à vida e à unidade da espécie humana, que exerce a sua criatividade individual e social para destacar e enfatizar a sua identidade. 

 Nukak, Selvas del
Guaviare, 1990-1994.
(Foto Gustavo Politis)

Os cortes de cabelo, depilação, furação, pintura, tatuagem (poucas), fazem sentido no contexto social onde são usados, tais como em reuniões entre os grupos, ritos de passagem e cerimônias sagradas.


Cuna, Arquía, Chocó, 1968. (Foto Gerardo Reichel-Dolmatoff) 

Em todas as sociedades do mundo o homem teve seu corpo  usado de forma temporária ou permanente para transformar a sua aparência. Através dos tempos criou muitas práticas de modificação corporal, com uma enorme diversidade de técnicas, formas, usos e significados que constituem um assunto fértil de estudo da antropologia. Esta exposição explora o material rico e complexo, social e simbólico das intervenções corporais das sociedades indígenas da Colômbia.
Longe de ser redundante, essas práticas culturais de intervenção da pele, músculos, ossos, cabelos, dentes e unhas, têm sido vitais na construção de identidade e de status social pessoas. Eles ainda são uma parte essencial dos rituais religiosos, da atividade econômica, da expressão da mitologia, dos ideais de beleza e cura de doenças.
Estas práticas se transformaram ao longo do tempo, em suas técnicas, usos e significados. Durante os últimos séculos, com maior contacto com a sociedade ocidental, muitos deles desapareceram, especialmente  devido a  influência dos missionários, autoridades civis e os colonos que  viam tais práticas  como "coisas do diabo" ou "animais" ou "incivilizado". 

Embera, Chocó, 1970. (Foto Brian Moser)

Native American Bodies: arte e cultura em modificações do corpo, pode ser visitada no hall de exposições temporárias do Museu do Ouro do Banco da República até 29 de agosto.
Curadoria de Jaime Borja e José Alejandro Restrepo.

Um comentário:

  1. Olà Rosa Maria,muito obrigada para visitar meu blog e para o comentàrio! Até breve! Giada :)

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.