11 de abril de 2010

Mini Mundo




O que é o Parque?

O Mini Mundo é um parque de lazer em forma de uma mini-cidade, em Gramado, RS, onde quase tudo é 24 vezes menor. As construções e o urbanismo são encantadoramente pequenos, inclusive as árvores, arbustos, pessoas e meios de transporte, numa perfeição quase que inacreditável. Existem, também, espaços destinados ao uso dos visitantes, em tamanho natural, como o Café Mini Mundo, Galeria da Fama, Block House, Estação Mini Mundo, Correio, Parque Infantil, entre outros equipamentos que visam trazer conforto ao visitante.
No Mini Mundo você encontra importantes obras da humanidade, dentre elas castelos europeus, prefeituras, estações ferroviárias, igrejas, torre de televisão, conjuntos de casarios, aeroporto e metrô, além de unidades habitacionais, comerciais e de serviços. Elas estão sendo construídas há 23 anos.
Hoje são quase 140 construções dos mais variados portes, desde as mais contemporâneas, como o Aeroporto de Bariloche, da Argentina, até os prédios mais antigos, como o Castelo de Neuschwanstein, da Alemanha.


















 Personagens do Mini Mundo


A Bruxinha Ju foi criada a partir da lenda da bruxa protetora da família. Na Alemanha, Região de Hartz, as mulheres penduram uma bruxinha em suas casas por acreditarem que, com a proteção deste amuleto, o lar permanece harmonioso. No Mini Mundo, a bruxinha Ju tem esta função de proteger e ao mesmo tempo é muito engraçada: ela tem a mania de colocar tudo em ordem e, na pressa de fazer tudo sozinha, acaba fazendo as maiores confusões.
O Limpador de Chaminé, também inspirado na tradição alemã, cuida do Mini Mundo para que os trens e todas as miniaturas eletrônicas funcionem bem. Tanto que à noite, quando o parque fecha, é ele quem recolhe e guarda todos os equipamentos do Mini Mundo. Vestido com uniforme adquirido no Sindicato dos Limpadores de Chaminés da Alemanha, ele atende os turistas, relatando curiosidades, cultura e história do parque. Sua maior satisfação é ver as pessoas contentes.
Os ursinhos Gui e Ana são personagens inspirados em contos de fadas. No Mini Mundo, o Gui é um ursinho amoroso, criativo e de uma sensibilidade muito grande. É tímido e introvertido, no entanto adora receber crianças e vê-las felizes ao brincar. Junto com a ursinha Ana, meiga e com muitos dotes artísticos e culinários, Gui cuida para que as pessoas fiquem ainda mais felizes, procurando trazer sempre novidades surpreendentes. Os ursinhos, junto com os dois outros personagens, têm a função de dar um toque de vida às miniaturas, fazendo com que os recantos do parque sejam ambientes acolhedores e inspiradores.
Obs: Os personagens também foram inspirados nas habilidades dos proprietários do parque Mini Mundo. Além de serem protagonistas das histórias infantis editadas em livros, os personagens estão presentes no parque, sendo que Gui e Ana em forma de "ursinhos gigantes".

Censo Mini Mundo 2007


Área da cidade do Mini Mundo: 5.400m² Escala: 1:24

Como  chegar




As miniaturas são feitas pela família Höppner. Algumas delas levaram cerca de 10 meses para ficar pronta. Isto porque são reproduções em escala menor e perfeitas! 
Além de valorizar a arquitetura e o urbanismo, o Mini Mundo respeita o ser humano e sua história. Por isso, as réplicas têm descritivo para que as pessoas possam conhecer e aprender enquanto estão em lazer.
É imperdível tomar um dos cafés especiais, feitos no Café Mini Mundo.
Ao chegar no parque, logo na entrada os visitantes se deparam com os muros do Mini Mundo, uma réplica adaptada de fortalezas de antigos feudos alemães, com direito a fosso e ponte. No interior do mesmo, um velho telefone, tão antigo que só encontramos em museu, está à disposição do público e pode ser usado com cartão. Para quem quer conhecer um pouco da história do Mini Mundo, na entrada do jardim tem um poço muito útil e prestativo: o Poço dos Desejos é sonorizado e relata como o parque iniciou e toca músicas interpretadas por crianças. É também a primeira oportunidade de realizar o sonho: faz-se um pedido, joga-se uma moeda e o sonho se realiza. O Mini Mundo é um lugar onde é possível acreditar e fazer acontecer!

O passeio pelo Mini Mundo se faz a céu aberto por caminhos que cortam o jardim, pelos quais é possível chegar muito perto das reproduções exatas de áreas urbanas, que abrigam os monumentos, casas, teleféricos, pontes, serraria, moinho de vento, parque de diversões, estação de embarque, passarelas suspensas para pedestres, sinalizações, desvios e outros equipamentos.
Fontes 1, 2, 3, acervo particular

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.