14 de abril de 2010

Joana Vasconcelos


Joana Vasconcelos é provavelmente a artista contemporânea portuguesa mais conhecida nos dias atuais. Nome significativo da sua geração, Joana tem um estilo próprio para se expressar,usa materiais diversos do cotidiano e cria formas que nos são simultaneamente estranhas e familiares.
As suas peças são bastante conhecidas, mas vale a pena recordar as mais emblemáticas:

"Noiva" é uma enorme candelabro composto de tampões OB; as peças "Coração Independente" são réplicas enormes das famosas jóias de Viana do Castelo, compostas por talheres de plástico moldados; "Cinderela" é um sapato gigante composto por panelas; "Contaminação" é um emaranhado de trapos com cores berrantes que se estende em vários metros de comprimento. Famosas são também as suas figuras de porcelana, totalmente cobertas por croché. Sou fã!

 Coração independente 


Cinderela


Contaminação


Noiva



Sr. Vinho


Top Model


Ilha dos Amores

O Site dela é ótimo. Recomendo uma visita.

Um comentário:

  1. Olá:
    Antes demais muito obrigado pela tua visita que muito me honrou, sempre que lá voltares és uma mais valia para o meu modesto blog, onde podes ver alguns post antigos pois eu procuro ser multimático, espero que te agrade. Quanto ao trabalho de Joana eu conheço e gosto, penso que a fundação Berardo comprou algumas obras dela e que ela vai representar Portugal numa exposição na África do Sul aquando o campeonato do Mundo (mas não tenho a certeza=, sei que nessa altura nós os dois eprovaveçlmente estamos em torcidas diferentes tu pelo Brasil e eu por Portugal mas independentemente do resultado que ganhe a LUsofonia afinal é essa a nossa maior diferença do resto do mundo mas a nossa maior valia. Mais uma vez o meu BEM HAJA pela simpatia do comentário.
    Fica bem
    Cumprimentos

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.