25 de janeiro de 2010

Stanley Kubrick


2001 - Uma Odisséia no espaço

CINEASTA: STANLEY KUCRICK
GÊNERO: FC/DRAMA/SUSPENSE
ORIGEM: EUA/UK

Desde a pré-história, um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização, interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas a bordo na nave Discovery é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monolito.
PREMIAÇÕES
Venceu o Oscar na categoria de Melhores Efeitos Especiais (Douglas Trumbull); Concorreu nas categorias de Melhor Direção de Arte, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Diretor.


Spartacus

CINEASTA: STANLEY KUBRICK
GÊNERO: ÉPICO
ORIGEM: EUA

Spartacus (Kirk Douglas), um homem que nasceu escravo, labuta para o Império Romano enquanto sonha com o fim da escravidão. Ele, por sua vez, não tem muito com o que sonhar, pois foi condenado à morte por morder um guarda em uma mina na Líbia. Mas seu destino foi mudado por um lanista (negociante e treinador de gladiadores), que o comprou para ser treinado nas artes de combate e se tornar um gladiador.
PREMIAÇÕES:
- Ganhou 4 Oscars: Melhor Ator Coadjuvante (Peter Ustinov), Melhor Fotografia - A Cores, Melhor Direção de Arte - A Cores e Melhor Figurino - A Cores. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora.
- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme - Drama.


Nascido para Matar

CINEASTA: STANLEY KUBRICK
GÊNERO: GUERRA/DRAMA
ORIGEM: EUA

Nascido Para Matar é um olhar em dois tempos sobre a guerra do Vietnã, baseado no romance de Gustav Hasford e levado às telas pelo consagrado Stanley Kubrick (Glória Feita de Sangue, Spartacus). A primeira parte trata de um grupo de recrutas dos Marines em treinamento básico na Ilha Parris, sob o comando do autoritário sar Bento Hartman (Lee Ermey, de Mississipi em Chamas e Despedida em Las Vegas), que busca desumanizar os jovens para transformá-los em verdadeiras máquinas de guerra usando o sexo como metáfora. O alvo favorito dos constantes abusos verbais e físicos do instrutor é o gordo e lento recruta Gomer Pyle (Vincent D'Onofrio, de Tudo por Amor e MIB -Homens de Preto).


Barry Lyndon

CINEASTA: STANLEY KUBRICK
GÊNERO: DRAMA/GUERRA/ROMANCE
ORIGEM: UK

No século XVIII, um aventureiro irlandês, por ter transgredido a lei, obrigado a deixar seu país e tornar-se espião, soldado e jogador. Mas seu principal objetivo chegar até a aristocracia através do casamento e consegue, mas, apesar de um período de felicidade, um triste destino o aguarda.
CURIOSIDADES:
– Inicialmente Stanley Kubrick havia decidido por rodar as cenas de
Barry Lyndon na Irlanda, mas teve que mudar os sets de filmagens para a Inglaterra pelo fato de seu nome ter sido incluído na lista de alvos do IRA, pelo fato de dirigir um filme sobre soldados ingleses na Irlanda.
- O diretor Stanley Kubrick optou por não utilizar luzes artificiais nas cenas noturnas de
Barry Lyndon. Deste modo, foi utilizada uma lente especial que conseguia rodar cenas noite precisando apenas da luz de uma simples vela.
- O figurino de Barry Lyndon, que inclusive ganhou o Oscar, formado por roupas realmente confeccionadas no século XVIII.


Lolita

CINEASTA: STANLEY KUBRICK
GÊNERO: DRAMA/ROMANCE
ORIGEM: EUA

Erudito professor universitário britânico vai trabalhar nos Estados Unidos e lá fica tão obcecado por uma ninfeta de 14 anos que casa sua mãe, para estar próximo dela. Porém, quando a esposa morre atropelada ele acredita ser o momento adequado para seduzir a enteada, mas algo acontece que pode prejudicar seus planos.
PREMIAÇÕES: Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.


O Iluminado

CINEASTA: STANLEY KUBRICK
GÊNERO: TERROR/DRAMA
ORIGEM: UK

Kubrick optou por fazer um filme de terror psicológico, mostrando como um hotel marcado por acontecimentos trágicos vai influenciando seu zelador, até que este é totalmente dominado pelos fantasmas do passado. Trata-se de uma obra aberta à interpretação do espectador: os estranhos eventos que vão ocorrendo podem ser atribuídos tanto à presença de forças sobrenaturais quanto à loucura que vai se apossando do personagem. Jack Nicholson é Jack Torrance, um homem com formação universitária que se candidata a um emprego aparentemente inferior à sua capacitação: tomar conta de um grande hotel localizado numa região montanhosa e que fica fechado durante o inverno, quando a neve o deixa praticamente isolado do resto do mundo. A função de zelador lhe convém porque, vindo de fracassos na carreira, pretende aproveitar a reclusão para escrever um livro. Segue para lá com a esposa (Shelley Duvall, atriz de vários filmes de Robert Altman, geralmente lembrada como a Olívia Palito de Popeye) e o filho (Danny Lloyd). Enquanto acontecimentos inexplicáveis vão se sucedendo.



Laranja Mecânica

CINEASTA: STANLEY KUBRICK
GÊNERO: FC/HORRORSHOW
ORIGEM: EUA

No futuro, Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele é usado em experimento destinado a refrear os impulsos destrutivos, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.
PREMIAÇÕES: Recebeu 4 indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição.Recebeu 3 indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme em Drama, Melhor Diretor e Melhor Ator em Drama (Malcolm McDowell).
 
 
De Olhos bem Fechados

CINEASTA: STANLEY KUBRICK
GÊNERO: DRAMA
ORIGEM: EUA/UK

Alice, curadora de arte, é casada com o doutor Bill Harford. Juntos formam um casal perfeito. Porém, depois de participarem de uma festa, Alice confessa ter tido atração e fantasias sexuais com outro homem, que também estava na festa. Os dois começam a discutir e Bill passa a se perguntar o porquê disto estar acontecendo com ele, então ele vai procurar seu amigo Nick Nightingale, que irá lhe mostrar um mundo de fantasias e jogos sexuais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.