25 de janeiro de 2010

Frederico Fellini



8½ 

DIREÇÃO: FEDERICO FELLINI
GÊNERO: DRAMA
ORIGEM: ITA

Prestes a rodar sua próxima obra, o cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) ainda não tem idéia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade.

Casanova

CINEASTA: FEDERICO FELLINI
GÊNERO: BIOGRAFIA, DRAMA, ROMANCE
ORIGEM: ITALIA, EUA

Donald Sutherland interpreta o lendário sedutor do século 18. Neste filme, Fellini desfaz o mito de Casanova, mostrando-o como uma pessoa comum cujos atos eram motivados pelas circunstâncias. Casanova freqüentava a nobreza, mas passeava pela política e por suas aventuras amorosas com tédio e desdém, era um veneziano libertino. Após um caso com uma freira, é condenado e preso. Consegue depois fugir da prisão e percorre várias cortes e cidades europeias, coleccionando seduções, paixões e orgias sexuais.Este filme é baseado livremente na obra autobiográfica do próprio Giacomo Casanova intitulada "A história da minha vida". Ganhou o Oscar para Melhor Guarda-Roupa por Danilo Donati e conta com magestosa composição musical de Nino Rota.

Ginger & Fred 

CINEASTA: FEDERICO FELLINI
GÊNERO: COMÉDIA DRAMA
ORIGEM: ITALIA, FRANÇA, WEST GERMANY

Giulietta Masina e Marcello Mastroianni são Amelia e Pippo Botticella, um casal de imitadores que na flor da idade tinham um número de dança em que imitavam Ginger Rogers e Fred Astaire. Mais tarde, separaram-se e seguiram as suas vidas. Como nenhum deles é particularmente bem sucedido na vida em geral, quando Amelia é convidada para participar num programa de televisão, agarra imediatamente essa oportunidade. É então que são confrontados com o passar dos anos, a velhice, a decadência, pois nem eles próprios se conseguem reconhecer uma ao outro.

Satyricon

 
CINEASTA: FEDERICO FELLINI
GÊNERO: AVENTURA, COMÉDIA, DRAMA, 
FANTASIA, HORROR, ROMANCE, FI-CIEN.
ORIGEM: ITALIA, FRANÇA

Livre adaptação de Fellini da famosa peça homônima de Petronius, que faz uma crônica da vida na Roma antiga. Encolpio (Potter) e seu amigo Asciito (Keller) disputam o afeto do jovem Gitone (Mas Born). Quando Encolpio é rejeitado, ele começa uma jornada na qual encontra todos os tipos de pessoas e de acontecimentos, entre eles uma orgia e um desfile de prostituas na Roma Antiga.
O filme é estruturado em uma narrativa truncada, e é uma reflexão sobre a sexualidade masculina e sua variações. Cada trecho do filme trata de uma delas, como a homossexualidade, e outras questões delicadas que envolvem o sexo. Apesar de ser baseado na sociedade da Roma antiga, Satyricon reflete também um momento de caos pelo qual a sociedade da década de 60 vivia.

E La Nave Va

CINEASTA: FEDERICO FELLINI
GÊNERO: COMÉDIA, FANTASIA
ORIGEM: ITALIA/FRANÇA

Orlando (Freddie Jones) é um velho jornalista que embarca no luxuoso navio Glória N., que parte de Nápoles para o ritual de enterro da famosa cantora de ópera Edmea Tetua. Nele também estão amigos e conhecidos da diva, colegas de trabalho e pessoas importantes da época, que escondem suas disputas internas em prol do funeral. Tudo corria bem, até o capitão resgatar do mar dezenas de refugiados sérvios, que fugiam de seu país e assinalavam o início da primeira Grande Guerra.

A Cidade das Mulheres

CINEASTA: FEDERICO FELLINI
GÊNERO: COMÉDIA, DRAMA
ORIGEM: ITALIA

La Città delle Donne é um dos trabalhos mais oníricos da fase final do mestre Federico Fellini. Durante uma viagem de trem, Snàporaz (Marcello Mastroianni como o alter ego de Fellini) é seduzido por uma bela mulher. Seguindo-a, ele acaba vivendo uma fantasia, metade sonho, metade pesadelo; na cidade das mulheres, um lugar, onde por ser o único homem, é ao mesmo tempo reverenciado e julgado. Idealizado a partir de uma famosa cena de Fellini 8 ½, Cidade das Mulheres é uma fábula fascinante que merece ser redescoberta.
 

Roma de Fellini

DIREÇÃO: FEDERICO FELLINI
GÊNERO: DRAMA
ÁUDIO: ITALIANO

Retrato impressionista da cidade de Roma através dos olhos de um de seus mais famosos habitantes: Fellini, que mistura passagens autobiográficas com cenas da Roma de 1972 (ano do lançamento do filme). Assim, o mestre italiano recria sua própria chegada a Roma e suas andanças pitorescas, como incursões a um bordel e ao teatro de music-hall, mesclando tais reminiscências com cenas da Roma moderna, como engarrafamentos em auto-estradas, o impagável show de moda eclesiástica, além de uma jornada pelo lado obscuro da noite romana, seguindo uma equipe arqueológica pelos subterrâneos da cidade eterna.


Ensaio de Orquestra

DIREÇÃO: FEDERICO FELLINI
GÊNERO: DRAMA

Durante um ensaio de uma orquestra sinfônica, uma estação de televisão aparece para filmar os treinos e entrevistar os músicos. Durante as entrevistas, rinhas pessoais e competições internas entre os instrumentos são revelados, assim como a antipatia para com o maestro.

Amarcord 

 
Retrato da cidade natal de Fellini, Rimini, assim como ele a conheceu, nos anos 30. Mostra o cotidiano de diversos personagens da vila durante um ano, entre travessuras da adolescência, um rigoroso inverno, a passada de um transatlântico e a ascenção do fascismo.

Mulheres e Luzes

GÊNERO: DRAMA
ÁUDIO: ITALIANO

Mulheres e Luzes marca a estréia na direção de Federico Fellini, em parceria com o cineasta neo-realista Alberto Lattuada (Sem Piedade). A história gira em torno de uma trupe de saltimbancos, que percorre a Itália no início dos anos 50, liderada pelo carismático Checco (o grande comediante Peppino De Filippo, de O Boa Vida). Certo dia, Liliana, uma bela jovem do interior que sonha em ser atriz de sucesso, começa a fazer de tudo para entrar na companhia, chegando a seduzir Checco. Com isso, ela provoca ciúmes em Melina Amour (Giulietta Masina, de Noites de Cabtria) e discórdia no resto do grupo. Com participação especial da brasileira Vanja Orico (O Cangaceiro), no papel de uma cantora cigana, Mulheres e Luzes é um filme que precisa ser descoberto pelos fãs de Fellini e do bom cinema. 

La Dolce Vita 

GÊNERO: DRAMA
ÁUDIO: INGLÊS/ITALIANO

Marcello Mastroianni vive Marcello Rubini, um jornalista que vive de fofocas e boatos da sociedade de Roma, mesmo que insatisfeito com sua carreira e absorvido por um turbilhão de acontecimentos. No seu caminho, cruzam mulheres belíssimas, como a superestrela Sylvia (Anita Ekberg) e a misteriosa Maddalena (Anouk Aimee). Uma produção que marcou época, ganhando a palma de ouro em Cannes, sendo o primeiro longa metragem a conquistar este prêmio por unanimidade no maior festival de filmes do mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.