5 de janeiro de 2010

Sétima Arte



Indico para todos os amantes das Artes

PERSÉPOLIS
VINCENT PARONNAUD E MARJANE SATRAPI


Marjane Satrapi (Gabrielle Lopes) é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isto faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária.

VIAGEM DE CHIHIRO
Hayao Miyazaki 


A arte do filme é cheia de simbolismo, simplesmente perfeita. OSCAR de melhor nimação em 2001.
A Viagem de Chihiro é daquelas animações que te fazem “viajar” na sua infância, lembrar de coisas que estavam lá no fundo da memória. O japonês Hayao Miyazaki escreve e dirige esta obra de arte do cinema oriental contando a história de uma menina de 10 anos de idade que em sua jornada a um mundo fantasma, povoado por seres fantásticos, humanos não são bem-vindos.




 


IDADE DO OURO
LUIS BUÑUEL

Em pouco mais de uma hora, Buñuel e Dalí criam imagens surrealistas que visam libertar o homem das amarras impostas pelo moralismo da sociedade e suas instituições. Uma obra polêmica que chegou a ser proibido em diversos países na época de seu lançamento. No elenco, destaque para o artista plástico Max Ernst.


 SONHOS 
Akira Kurosawa

Kurosawa nos apresenta oito histórias que, em alguns episódios, nos aprofundam em alguns folclores japoneses, e em outros, discutem temas importantes da história japonesa, como a bomba atômica e a utilização de gases tóxicos nas usinas.

A MAGIA DE FELLINI
CARMEN PICCINI

Este documentário lembra a sua relação com a família e com os atores e integrantes de suas produções, e celebra esse grande nome da sétima arte com imagens de arquivo, fotografias, trechos de seus filmes e entrevistas com personalidades como Anita Ekberg, Martin Scorsese, Ettore Scola, Giuseppe Tornatore, Nino Rota, Roberto Benigni, Woody Allen e Claudia Cardinale. Também traz a última entrevista concedida por Anthony Quinn.


Di Cavalcanti Di Glauber, ou Ninguém Assistiu ao Formidável Enterro de Sua Última Quimera; Somente a Ingratidão, Essa Pantera, Foi Sua Companheira Inseparável  
Glauber Rocha 

Quando o pintor brasileiro Emiliano Di Cavalcanti morreu, Glauber Rocha foi ao funeral com uma câmera na mão e uma idéia (discutível) na cabeça. Glauber filmou o enterro, o corpo no caixão, enquanto a família de Di, aos berros, pedia para ele ir embora. Ao fundo, tocava o samba-funk ''Umbabarauma, Homem Gol'', na voz de Jorge Ben Jor. Premiado no festival de Cannes, mais tarde o filme foi proibido pela justiça brasileira, a pedido dos familiares de Di, alegando que Glauber desrespeitou o funeral e transformou aquele momento sagrado num carnaval.




As Bicicletas de Belleville


 Madame Souza é uma velhinha portuguesa cujas ânsias estão dirigidas única e exclusivamente a seu neto, a princípio um garoto rechonchudo e melancólico. Primeiramente, ela lhe compra um cachorro, que acaba por preencher o vazio na vida do menino – o animal, porém, é logo esquecido, sendo substituído por uma bicicleta. A partir de então, o rapaz cresce e torna-se aficionado por ciclismo, uma paixão amplamente apoiada – e estimulada – por Madame Souza. Quando surgem notícias de que haverá um campeonato de ciclismo, o jovem não pensa duas vezes: logo começa a se preparar. Porém, é lá, no circuito tão esperado, que a confusão tem início, ao ter seu neto seqüestrado. Madame Souza parte em uma aventura bastante surreal cheia de referências ao nosso mundo, referências a outras obras cinematográficas e muita crítica ao modo de vida atual.



*Uma animação diferente, com bastante conteúdo crítico e uma estética diferente do padrão.


Um comentário:

  1. Assisti a alguns dos filmes acima (VIAGEM DE CHIHIRO, SONHOS e As Bicicletas de Belleville) e realmente são muito bons!
    Aline

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.