Alex Katz (1927 -) nasceu no
Brooklyn,
Nova York. Em 1928 a família mudou-se para
St. Albans, Queens. De 1946 a 1949, ele estudou na
Cooper Union em Nova York e, em 1949-1950, estudou na
Escola Skowhegan de Pintura e Escultura em
Skowhegan,
Maine.
Katz admitiu a destruição de mil pinturas durante seus primeiros dez anos como pintor, a fim de encontrar seu estilo.
Desde 1950, ele trabalhou para criar uma arte mais livre. Ele tentou pintar "mais rápido do que podia pensar".
Suas obras parecem simples, mas de acordo com Katz, elas são
reduzidas, o que seria mais adequado à sua personalidade.
Katz é bem conhecido por suas pinturas de grande porte, cuja ousada
simplicidade e cores intensificadas agora são vistas como precursoras do
Pop Art. Suas pinturas são definidas por sua planicidade de cor e forma, sua
economia de linha e um sedutor desapego emocional. A principal fonte de inspiração são as xilogravuras produzidas pelo artista japonês
Kitagawa Utamaro.
A partir dos anos 1950, ele desenvolveu uma técnica de pintura em
painéis de corte em madeira e alumínio, chamando-os
"recortes".
"Samantha, Joey and Yolanda Kluge," 1976
|
Alex Katz em seu estúdio
|
As pinturas de Katz são divididas quase igualmente nos gêneros de retrato e paisagem.
Desde 1960 ele pintou pontos de vista de Nova York e as paisagens do Maine, onde passa vários
meses por ano, bem como retratos de membros da família, artistas,
escritores e protagonistas da sociedade de Nova York.
No início dos anos 1960, influenciado por filmes, televisão, publicidade e outdoors, Katz começou a pintar em grande escala,
muitas vezes com rostos drasticamente cortados.
Ada Katz, com quem se casou em 1958, tem sido objeto de inúmeros retratos ao longo de sua carreira.
Depois de 1964, Katz dedicou-se mais a retratar grandes grupos de figuras, e continuou a pintar esses grupos complexos até 1970, retratando o
mundo social de pintores, poetas, críticos e outros colegas que o
cercavam. Ele começou a desenhar cenários e figurinos para coreógrafo
Paul Taylor em 1960, e pintou muitas imagens de dançarinos ao longo dos anos.
One Up Vôo
(1968) consiste em mais de 30 retratos de alguns destacados nomes da
intelectualidade de Nova York durante o final dos anos 1960,
Em 1965, Katz também embarcou em uma carreira prolífica em gravura. Ele passou a produzir muitas edições em litografia, gravura,
serigrafia, xilogravura e linóleo. Mais de 400 edições já foram impressas ao longo de sua vida.
O trabalho de Katz está nas coleções de mais de 100 instituições públicas em todo o mundo, incluindo o
Museu de Arte de Honolulu; o
Museu de Arte Moderna, Nova York; o
Metropolitan Museum of Art, Nova York; o
Whitney Museum of American Art, Nova York; o
Smithsonian Institution, Washington, DC; o
Carnegie Museum of Art; o
Art Institute of Chicago; o
Cleveland Museum of Art; a
Tate Gallery, Londres; o
Centre Georges Pompidou, Paris; o
Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madrid; o Metropolitan Museum of Art, Tóquio; o
Nationalgalerie, Berlim; e o
Museu Brandhorst, Munique.
Em 2010,
Anthony d'Offay doou um grupo de obras de Katz para as
Galerias Nacionais da Escócia e
Tate.
Em junho passado, Katz completou 85 anos.
|
Homage to Frank O'Hara: William Dunas, 1972 |
|
Blue Umbrella, 1979 |
|
Sunset: Lake Wesserunsett 4, 1972 |
|
The Orange Band, 1979
|
|
Song, 1980
|
|
Bicycle Rider, 1982
|
|
Night: William Dunas Dance 3/Pamela, 1983
|
|
Good Afternoon, 1974
|
|
Ann Lauterbach, 1977
| |
|
Five Women, 1977
|
|
Alex Katz’s Thursday Night 2 (1974) |
|
Joan, 1986
|
|
Orange Hat, 1990
|
|
Gray Day, 1992
|
|
Danny Moghihan and Laura Faber, 1993
|
|
Eleuthera, 1999 |
|
Seagull, 2010 |
|
Forest, 2009
|
|
Sharon, 2008
Litografia |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.