18 de maio de 2012

Paul Jacoulet


Paul Jacoulet (1902-1960) nasceu em Paris em 1902 e viveu no Japão durante a maior parte de sua vida. Durante a Segunda Guerra Mundial, mudou-se para Karuizawa, onde ele viveu no meio rural, cultivando hortaliças e criando aves.
Jacoulet é considerado um dos poucos artistas ocidentais com domínio na arte da impressão woodblock, o suficiente para ser reconhecido no Japão. Ele teve uma série de exposições após sua morte, incluindo duas no Pacific Asia Museum em Pasadena (1983 e 1990), o Museu de Arte de Yokohama (1996 e 2003), o Museu Riccar em Tóquio (1982), e da Isla Center for the Arts on Guam (1992 e 2006). Ele também conseguiu algum reconhecimento em vida, incluindo uma exposição patrocinada pela Força Aérea dos EUA (em 1946 segundo a revista Time). O primeiro livro sobre ele foi escrito durante a sua vida (Wells, 1957). Jacoulet era um especialista em Kabuki, proficiente em japones tradicional e instrumentos musicais, um calígrafo bom, fluente em várias línguas, e um colecionador de borboletas reconhecido.
Seu trabalho é amplamente colecionado e representa o ápice na realização técnica da forma de arte woodblock, além disso, demonstra sensibilidade e devoção ao resgate histórico do requinte e do bom gosto através do ressurgimento de estampas japonesas no século XX.
 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.