30 de janeiro de 2012

David Hockney


David Hockney é um pintor, cenógrafo, fotógrafo e gravador britânico.
O artista estudou, entre 1959 e 1962, no Royal College of Art de Londres. Em 1964, muda-se para a Califórnia, nos Estados Unidos, onde se fixaria definitivamente.
Realizando, além de pinturas, gravuras, desenhos e fotografias, também cenografias para o teatro, o artista participou da Bienal de São Paulo (1989) e teve uma exposição retrospectiva dos seus desenhos na Royal Academy de Londres (1995-96).
Em 2001, Hockney lançou seu polêmico livro, Conhecimento Secreto, sobre os procedimentos técnicos da pintura figurativa ocidental. Observador perspicaz e profundo conhecedor de arte, ele acredita que, no passado, diversos pintores utilizaram objetos ópticos para solucionar suas obras. 
"Conhecimento Secreto", causou tanto tumulto entre os historiadores de arte que a Universidade de Nova York convidou uma seleção mundial deles para se degladiar com Hockney.
Em seu livro, ele salienta que era vastamente sabido desde a antiguidade que quando a luz passa por um pequeno orifício para uma área delimitada e escura, uma imagem invertida do exterior aparece na parede oposta ao orifício. Era a chamada câmera escura, tataravó da fotografia.
Tendo esse tipo de experiência como base, artistas já do século 15 fizeram, para Hockney, projeções dos modelos de suas pinturas usando espelhos côncavos.

 
Conhecimento Secreto - David Hockney


Um dos mais importantes artistas vivos, David Hockney iniciou-se dentro do movimento da PopArt, destacando-se no panorama da arte inglesa dos anos 60 com imagens irônicas e corrosivas.

Dono de uma figuração de índole por vezes algo abstrata, em retratos, naturezas mortas, paisagens e cenas de interiores trabalhadas através das mais variadas técnicas - acrílica sobre tela, óleo sobre tela, fotografia, gravura, colagem e arte digital, David Hockney revela sempre em suas obras um extraordinário domínio gráfico.
 
Biografia completa do artista: David Hockney website


Portrait of an Artist (Pool with Two Figures)
1971


Mr and Mrs Clark and Percy
1970  

 Portrait of Nick Wilder
1966 


 Three Chairs with a Section of a Picasso Mural
1970 


 Model with Unfinished Self-Portrait
1977 


 Place Furstenberg, Paris, August 1985 - Photographic collage


 Nichols Canyon
1980 


 A Lawn Being Sprinkled
1967 


Man Taking Shower in Beverly Hills
1964




The Road across the Wolds, 1997


 Winter Timber, 2009


 The Arrival of Spring in Woldgate, East Yorkshire in 2011 - desenho feito no iPad impresso em papel.

Fontes: David Hockney website, WebMuseum, Enciclopédia Digital Master, Pitoresco

2 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.