28 de agosto de 2011

Iphan lança primeiro livro didático sobre arqueologia e patrimônio cultural “dos Marajós”



O livro Remando por Campos e Florestas: Memórias & Paisagens dos Marajós, organizado pelos professores doutores da Universidade Federal do Pará, Denise Pahl Schaan, Agenor Sarraf Pacheco e Jane Felipe Beltrão, será lançado na segunda-feira, dia 29 de agosto, às 19h30, na superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Pará – Iphan-PA.
Patrocinado pelo Iphan e CNPq, o livro é resultado do Projeto Popularização do conhecimento sobre a história e a arqueologia da Ilha de Marajó. O objetivo é levar à população do Marajó dos Campos e do Marajó das Florestas, conforme denomina o historiador Agenor Sarraf, por intermédio do público escolar, o conhecimento sobre a história e a arqueologia do lugar onde vivem, além de divulgar os processos de construção do conhecimento inerentes às atividades de arqueólogos, historiadores e antropólogos. A idéia é despertar vocações científicas, incentivar a valorização de seu patrimônio cultural e sensibilizar as comunidades para a necessidade de sua proteção e preservação.
O projeto foi desenvolvido em três etapas, durante os anos de 2008 e 2009, e contou com a participação de 24 professores marajoaras. Na primeira etapa houve o curso de Educação Continuada para Professores Pesquisadores, ministrado nos pólos de Breves e Soure, com os professoras doutoras Denise Schaan, Jane Beltrão, Márcia Bezerra, Rosa Acevedo, Agenor Sarraf, Fernando Marques, Hilton da Silva e Flávio Silveira. Na segunda etapa, já com orientações sobre pesquisa local e trabalhos com narrativas orais, os professores realizaram investigações procurando registrar desenhos e trabalhos didáticos com seus alunos, memórias de artefatos arqueológicos, bens públicos, histórias de viveres, saberes e fazeres de sua localidade. Ainda nessa segunda etapa, o professor Agenor Sarraf viajou para alguns municípios com a finalidade de acompanhar e orientar o desenvolvimento da pesquisa, visando à organização do material coletado para ser utilizado na terceira fase.
Na última fase, em Belém, numa Oficina de Produção Textual, os professores confeccionaram seus textos, explorando o conteúdo oral, escrito e visual da pesquisa, além de apresentarem um roteiro de atividades como sugestão de caminhos e possibilidades para professores e alunos explorarem o material confeccionado em sala de aula. 

A obra Remando por Campos e Florestas: Memórias & Paisagens dos Marajós é o primeiro livro didático sobre o patrimônio cultural da região marajoara, destinado ao Ensino Fundamental, especialmente 5ª a 8ª série, hoje 6º ao 9º ano, e está organizada nos seguintes eixos temáticos: paisagens & passagens, histórias de vilas e cidades, patrimônio material e imaterial e narrativas fantásticas. São 22 textos produzidos por professores de escolas públicas marajoaras, destacando-se especialmente os municípios de Melgaço, Portel, Anajás, Ponta de Pedras, Muaná, Chaves, Cachoeira do Arari e Salvaterra.
O livro será distribuído para todos os autores e secretarias municipais de educação do arquipélago, assim como já está disponível para download no site http://www.marajoara.com. Espera-se que com essa iniciativa, possamos ampliar o conhecimento sobre a arqueologia, a história e o patrimônio cultural marajoara e criar novos mecanismos de difusão dessa riqueza de saberes que pulsam nesse lado da Amazônia brasileira. 

Serviço:
 Lançamento do livro “Remando por Campos e Florestas: Memórias & Paisagens dos Marajós”,
Data: 29 de agosto de 2011 às 19h30
Local: Superintendência do Iphan
         Av. Governador José Malcher esquina com Benjamin Constant, Bairro Nazaré
         (91)3224-1825

Editora: GKNORONHA
Patrocínio: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
Apoio: Universidade Federal do Pará (UFPA)

Fonte: IPHAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.