23 de junho de 2011

Obra de Van Gogh vira parede viva em Londres




A galeria londrina National Gallery acaba de trazer para o lado de fora de suas instalações uma cópia de um de suas obras de arte mais preciosas. A versão outdoor foi reproduzida com oito mil plantas de 25 diferentes espécies formando uma parede viva.

Quem estiver passando pela famosa Trafalgar Square, uma das principais praças de Londres, poderá reconhecer a obra: uma adaptação do quadro Campo de Trigo com Ciprestes do pintor holandês Vincent Van Gogh. A iniciativa faz parte de um plano da National Gallery para reduzir a sua própria emissão de gás carbônico na atmosfera – o primeiro passo foi trocar toda sua iluminação por lâmpadas LEDs.



 Para dar vida à obra, foi necessária uma rígida seleção das plantas, já que era de extrema importância que as faixas de cores não se perdessem. Essa obra-prima botânica foi feita pela ANS Group (Europe), uma empresa especializada em design de paredes vivas e telhados “verdes”.






A empresa precisou de três dias para instalar a parede. Durante o fim da primavera, todo o verão e começo do outono europeu, ela permanecerá no local. Os sites internacionais já andam pensando em como a obra se comportará com as mudanças de climas e estações até outubro, quando será desmontada. Esta ação foi patrocinada pela GE (General Electric).

Seria bem interessante se fossem adaptados outros quadros importantes para paredes vivas espalhadas pelo mundo.






Em tempo, Vincent Van Gogh pintou este quadro em setembro de 1889, quando ficou internado em um asilo para doentes mentais em St-Rémy.


Via Greenvana Style





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.