17 de junho de 2011

Eduardo Argüelles



Pintor brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, médico cardiologista e professor universitário, Eduardo Argüelles começou a pintar aos 48 anos mantendo, até hoje, a sua condição de autodidata. Pela qualidade do seu desenho, praticou durante vários anos o estilo clássico, passando por curto período de pintura simbolista até chegar à fase atual. Apaixonado pelo belo e pela figura, especialmente a da mulher, Argüelles conseguiu criar ou recriar figuras de inusitada leveza e transparência através da superposição com imagens, não raro, indefinidas. Disto resultou o que se poderia chamar de figurativo onírico.
Em sua trajetória, o pintor participou de mais de setenta exposições individuais e coletivas. É membro da Ordem do Mérito das Belas Artes e Acadêmico Titular da Academia Brasileira de Belas Artes.

 Outono


 Danaide


A Leveza das Flores


O adeus


Madona


Antes do amor


Composição em duas cores


Uvas sobre a mesa


Céu de verão


Contemplação


A fase inicial ou clássica buscou retratar a realidade, ainda que modificada por toques pessoais de poesia, lirismo e sensualidade. O esforço em transpor as barreiras do realismo puro e de conseguir interatividade subjetiva com o espectador resultou em imagens românticas e de forte conteúdo simbólico, sendo esta a ponte definitiva para o trabalho atual do artista. 

Frutas junto à janela

Composição em vermelho 

 Sonata

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.