O material utilizado para thangkas é pano de linho ou algodão, tecidos de seda são reservados para assuntos mais importantes. Antes da pintura começar, o material é costurado ao longo das bordas com fios de linho e esticado sobre uma moldura de madeira feita especialmente (T. Tang shin). Em seguida, uma pasta feita de cola animal misturado com pó de talco é espalhada sobre a superfície para bloquear seus orifícios. Quando a pasta é raspada e o pano fica completamente seco, o material está pronto para a pintura. Para começar, o artista trabalha os esboços das imagens com carvão em varas. O desenho começa geralmente com a figura no centro e depois vai para as divindades ou paisagem circundante. Os pigmentos usados vêm de minerais não-transparentes como a malaquita e o cinábrio. Eles são misturados com cola animal e bile de boi para dar brilho. Quando a pintura é feita, é montada em uma borda de seda em brocado. Thangkas importantes são bordados com linhas, alguns deles usam uma grande variedade de padrões de costura, para lhes dar um efeito tridimensional.
Os temas pictóricos de thangkas incluem retratos de Budas e história da vida dos grandes mestres. Thangkas são geralmente de forma retangular, e os quadrados estão reservados para mandalas. As pinturas variam em tamanho, variando de pouco mais de um quadrado e alguns centímetros a vários metros quadrados. Um grande thangka mobiliza muitas vezes uma grande equipe de artistas e demora meses, até anos, para ser considerado acabado.
Duas belas galerias:
Espléndido!
ResponderExcluirMy first visit to you blog. and I was happy to see the thangka. Well written blog. Enjoyed the description of thangka. They are indeed beautiful art pieces and are a pleasure to see in real! Thanks for stopping to see my blog.
ResponderExcluirbellísimo blog, me alegra mucho haberte conocido!!
ResponderExcluirun beso!
Ha sido un placer llegar a tu espacio bello blog... me gusto espero me aceptes y pueda regresar.. un abrazo...
ResponderExcluirLedeska