11 de agosto de 2010

Primeiras animações



Confira três animações consideradas como as primeiras do mundo. Lançadas no final do século XVIII e início do século XIX, todas elas fascinam o espectador por seu pioneirismo.

Pauvre Pierrot, de Charles-Émile Reynaud:
Filme de desenhos animados de Émile Reynaud, Pauvre Pierrot estreou em novembro de 1892, no Musée Grévin, em Paris. A animação, que possui 500 imagens pintadas à mão, ganha vida através do praxinoscópio, aparelho inventado pelo próprio artista que cria uma ilusão de movimento ao projetar na tela tiras de imagens desenhadas sobre fitas transparentes em uma superfície cilíndrica. As figuras, refletidas em espelhos, parecem entrar em movimento quando o cilindro roda.




Humorous Phases of Funny Faces, de J. Stuart Blackton:
Datado de 1906, o experimento mostra figuras desenhadas por um cartunista em um quadro-negro, que após finalizadas, ganham vida. O filme move-se a 20 frames por segundo.





Fantasmagorie, de Emile Cohl:
O cartunista francês é considerado o inventor do desenho animado cinematográfico. Seu primeiro filme, Fantasmagorie, foi projetado pela primeira vez em 17 de Agosto de 1908, no Théâtre du Gymnase, em Paris. Composta por 700 desenhos, a animação possui quase dois minutos de duração.





Via Zupi

2 comentários:

  1. Rosa! parabéns por esta pesquisa em animações tão 'moderna' - sim , porque os pioneiros é que são vanguarda, nós estamos atrás deles...
    abraços! :)

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Denise..
    Eu gosto um montão desse pessoal que 'descobre as coisas'.. rs
    E vamos pesquisando...

    Beijos!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.