29 de agosto de 2010

Grutas de Longmen na China



Local: Cidade de Luoyang, província de Henan, China. 

As Grutas de Longmen (literalmente = Dragon Gate Grottoes) foram designadas como Património Mundial da UNESCO em novembro de 2000. As grutas de Longmen e suas esculturas de divindades budistas são um excelente exemplo do impulso artístico da China para esculpir em pedra (neste caso, a pedra calcária).  As grutas e nichos foram criados em várias fases ao longo dos séculos, e o mais antigo remonta ao século V (Norte da Dinastia Wei 386-534 AD). O mais recente foi realizado no século X (Dinastia Tang 618-907 dC). Este longo período de tempo fornece a historiadores da arte e amantes da arte uma maravilhosa variação de estilos artísticos na China, assim como a  influência da Índia e da Ásia Central na arte budista da China. As grutas estão situadas em ambos os lados do rio Yi, e inclui cerca de 2.300 grutas e nichos, mais de 100.000 imagens budistas, e mais de 2.800 inscrições, todos encomendados por várias dinastias imperiais, os oficiais de alto escalão, famílias poderosas, líderes religiosos, comerciantes , e até mesmo pessoas comuns (que só poderia pagar pequenos nichos).  
Infelizmente, muitas estátuas foram destruídas em campanhas nacionais de combate ao budismo em séculos anteriores e, mais recentemente por saques e destruição entre 1907-1938. Em 1960, durante a Revolução Cultural da China, numerosas estátuas Longmen foram novamente esmagadas ou decapitadas. No entanto, as Grutas de Longmen ainda são uma maravilha de se ver.
Muitos acreditam que Longmen representa o apogeu da escultura em pedra na China.




Um comentário:

  1. Muito interessante o artigo, Rosa. Detalhes que eu não conhecia sobre a civilização chinesa, que apesar de seu passado turbulento, sempre foi muito criativa nos aspectos artísticos.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.