22 de julho de 2010

Danúbio Gonçalves - Aos Grandes Mestres



A obra de Danúbio Gonçalves, um dos maiores artistas plásticos brasileiros em atividade, chegará a Porto Alegre em 27 de julho de 2010, onde permanecerá até 28 de agosto. Numa realização do Arte Sesc – Cultura por Toda Parte, a mostra “Aos Grandes Mestres – Danúbio Gonçalves” acontecerá no CEEV - Centro Cultural Érico Veríssimo, na Rua dos Andradas, 1223, de terça a domingo, no horário das 10h às 19h, com entrada franca.
O bageense Danúbio Gonçalves, 85 anos, é pintor, desenhista, gravador e escritor. Algumas de suas obras consagradas são as xilogravuras das Séries Xarqueadas e Mineiros de Butiá e as litografias da Série Marrocos. Destacam-se na sua obra os painéis murais da Epopéia Rio-Grandense Missioneira e Farroupilha e da Imigração Judaica em Porto Alegre.
Também tem obras presentes em coleções particulares e em acervos como no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, na Pinacoteca Pública Aplub (Porto Alegre), no Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro), na Pinacoteca do Estado de São Paulo, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, e no Museu de Arte Moderna de São Paulo, entre outros.
A vernissage da exposição “Aos Grandes Mestres – Danúbio Gonçalves” acontecerá no dia 27 de julho, as 20 horas. No encerramento da mostra, o público também poderá conferir a primeira exibição pública do documentário Danúbio , o primeiro episódio da Série Grandes Mestres.
Segundo Henrique de Freitas Lima, diretor do filme e de Concerto Campestre e Contos Gauchescos, o documentário sobre a trajetória do artista vem sendo realizado há 3 anos e chega ao público pela primeira vez . As filmagens aconteceram em Porto Alegre, Bagé e na Cidade do México, quando Danúbio conviveu pela primeira vez “in loco” com o legado de artistas como Leopoldo Mendez, Diego Rivera e David Siqueiros, que influenciaram fortemente sua obra e de outros artistas de sua geração, como Carlos Scliar, Glênio Bianchetti e Vasco Prado.
 “Esta exposição é fruto desta oportunidade magnífica que o grupo que integro tem de conviver com um artista e ser humano do porte de Danúbio. Coube a Ediolanda Liedke a concepção de como traduzir nesta mostra o que vimos descobrindo ao fazer o filme e ao Sesc, a quem o público deve agradecer por nos proporcionar um projeto tão magnífico como o Arte Sesc, a condição de realizá-la”, comenta Freitas Lima.
Na realização da mostra, o Sesc conta com a parceria da Freitas Lima Consultores Associados e com o apoio da CEEE, através do CEEV – Centro Cultural Érico Veríssimo. Além do apoio do FUMPROARTE, da Prefeitura de Porto Alegre, que garantiu sua conclusão, o filme Danúbio tem como produtores associados a APEMA, Start Vídeo Produções e apoio do SESC.


Direção: Henrique de Freitas Lima
Roteiro: Henrique de Freitas Lima e Pedro Zimmermann
Fotografia e Câmera: Eduardo Amorim
Música: Felipe Azevedo
Montagem: Pedro Zimmermann
Direção de Produção: Gina O’Donnell
Produção México: Aurelie Semichon e Paco Montellano
Edição de Som: Kiko Ferraz
Coordenação Administrativa: Carmem Curval

Uma realização da Cinematográfica Pampeana

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.