18 de março de 2010

Jorge Selarón


Jorge Selarón é um chileno nascido em Valparaíso em 1947 que depois de percorrer o mundo por mais de 20 anos estabeleceu-se, em 1990, no Rio de Janeiro, fixando residência próximo à Cinelândia, junto aos primeiros degraus de uma escadaria que leva ao convento  de Santa Teresa.



Pintor autodidata, trouxe uma bagagem de pinturas com características muito próprias, de acento tonal marrom e sempre retratando uma mulher grávida, fixação que diz tratar-se de “um problema pessoal”.
Identificou-se depressa com o Rio de Janeiro, adotando alguns padrões de comportamento típicos de boa parte de seus habitantes, como roupas sumárias e um vocabulário ornado por muitas gírias e expressões de baixa extração que não conseguem apagar a impressão principal proporcionada por um jeito acolhedor e simpático.
Logo se tornou uma figura conhecida quando decidiu cobrir as escadarias junto à sua residência com quebras de azulejos. Não se trata de escadas como quaisquer outras. Ela tem 215 degraus, 17 lances, 10 descansos e quatro metros de largura! Chama-se ou chamava-se “Escadaria do Convento”, mas sua atitude foi tão marcante que muitos usuários e os cariocas em geral passaram a denominá-la “Escadaria do Selarón”.
O acesso à escadaria se dá por trás da Sala Cecília Meirelles, próximo ao Passeio Público. Nos primeiros degraus, Selarón cuidou de cobrir os espelhos da escada com quebras de azulejos de cores verde, amarelo e azul. “Uma homenagem ao Brasil, minha pátria amada, que adotei depois de conhecer mais de 50 países”, afirma. 


 

O local vem atraindo cada vez mais turista do mundo inteiro, que Selarón faz questão de receber e apresentar com orgulho sua obra maior. A cada um deles, solicita azulejos que os estrangeiros, geralmente organizados, costumam remeter depois de regressar a seus países. O artista chileno os coloca nos degraus da escada, num movimento contínuo de tira-e-põe, que renova todos os dias o visual da área. “Só acabarei este sonho inédito no último dia de minha vida”, avisa.Curiosamente, a escadaria ganhou notoriedade internacional. Quem navegar na Internet vai descobrir que há mais menção e fotos de Selarón nos sites estrangeiros que nos espaços de língua portuguesa.





No ano de 2004, um trabalho semelhante começou a ser realizado na Califórnia, ligando a Décima Sexta Avenida às colinas de Moraga, em San Francisco, por iniciativa da norte-americana Jessie Audette, que viveu no Rio de Janeiro por cinco anos. De retorno à sua terra,  levou a experiência de Selarón ao conhecimento da “Golden Gate Heights Neighborhood Association”, que  acolheu a idéia. Pelo menos 40 moradores da área inscreveram-se para ajudar na execução da obra que também envolve dois mosaicistas, encarregados do desenho e da coordenação dos trabalhos. Todo esse grupo trabalhou duro para concluir a cobertura musiva dos 163 degraus da escadaria já existente na área, com pouco mais de um metro de largura, ou seja, uma área quatro vezes menor que a que Jorge Selarón realizou sozinho.
A foto abaixo mostra a escadaria realizada em San Francisco (Califórnia) inspirada na iniciativa de Jorge Selarón, do Rio de Janeiro. Tecle sobre a foto e vá direto ao site das autoras da obra.http://www.tiledsteps.org

 fonte: Mosaicos do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.