18 de março de 2010

Jean Shin - Textile

Textile- o maior teclado do mundo

Esta enorme escultura interativa possui 22.528 teclas não funcionais e cerca de 192 utilizáveis e configuráveis através de software. As teclas que formam o Textile ficam coladas num pano e encontram-se dispostas de uma forma que transcreve exatamente os e-mails trocados sobre a criação da escultura, entre a Artista e o Fabric workshop and Museum que também colaborou com o projeto.
Desta forma a escultura possui nela a descrição de sua própria criação, e através das teclas funcionais, os visitantes podem deixar recados, dando assim, continuidade a comunicação que a escultura possui com o publico.


A artista Sul Coreana, Jean Shin, visa abordar o impacto que e-mails e outras formas de comunicações virtuais possuem em nossa vida e no nosso cotidiano. É vital repensar até que ponto a utilização excessiva dos sistemas virtuais da atualidade pode distanciar-nos das nossas verdadeiras origens.
Cada vez mais, velhos hábitos são deixados para trás, sendo a internet a prova real dessa máxima. Através da comunicação onipresente e dos diversos serviços disponibilizados, a quantidade de pessoas que acessa à Internet tem tido um crescimento exponencial. Fruto desta tendência, assistimos atualmente à substituição de prazeres e emoções orgânicas, em detrimento de puras sensações artificiais virtuais.


Resta-nos poder caminhar com sabedoria dentro dessa enorme rede e ficarmos despertos para não esquecermos da existência de um mundo real que tanto necessita da nossa atenção e ajuda.

Todas as teclas utilizadas são de teclados antigos reciclados, considerados obsoletos pela modernidade. Jean faz uso constante desse tipo de material em suas obras. O seu ideal dentro disso é dar nova vida ao antigo, ao mesmo tempo em que ressurge com o passado do material utilizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.