21 de março de 2010

Eu, Porto Alegre, a Cidade do Futuro



Exposição no Gasômetro mostra Porto Alegre do futuro 


PORTO ALEGRE - A partir de segunda-feira, dia 22 de março, uma mostra de como será Porto Alegre nos próximos anos, com a execução de obras estratégicas para a qualificação urbana e ambiental da cidade, poderá ser vista pela população. Dentro das comemorações dos 238 anos da Capital, a prefeitura inaugura, às 10h, a exposição “Eu, Porto Alegre, a Cidade do Futuro”, no primeiro andar da Usina do Gasômetro. Principal atração da Semana de Porto Alegre, o evento ficará aberto ao público até 4 de abril.

Serão sete espaços de interatividade e tecnologia que mostrarão aos visitantes como será a Capital depois da execução de importantes projetos para qualificar o trânsito, o transporte e a mobilidade urbana, proporcionar maior segurança e moradias dignas, revitalizar áreas do Centro Histórico, além de trazer investimentos e incrementar a economia da cidade, trazendo mais qualidade de vida à população.

Logo na chegada, o público poderá conhecer e sentir como serão as estações dos Portais da Cidade, sistema que visa a qualificação o transporte público. Ao longo do espaço da exposição, o visitante poderá conhecer uma representação eletrônica que simboliza o Projeto Integrado Socioambiental numa combinação de tratamento de esgotos e despoluição da água do Guaíba. Pedalar bicicletas dispostas em raias simuladas darão ao visitante a sensação de estar passeando por ciclovias e ciclofaixas da Capital. Um ambiente com lâmpadas e espelhos mostrará a revitalização da iluminação da cidade pelo programa Porto Alegre + Luz.

Um passeio por um grande deck dará ao visitante a idéia de como será o Cais Mauá depois de revitalizado. As obras da Copa do Mundo de 2014 serão apresentadas dentro de uma representação de estádio, em estilo de narração esportiva, a partir do momento em que o visitante tocar em uma bola de futebol fixada no centro de um gramado sintético. Na saída da exposição, o visitante se despede conhecendo um ambiente que simboliza à mudança de centenas de famílias das vilas Dique e Nazaré para novas moradias. Dignidade e cidadania é o tom do projeto que está vinculado à duplicação da pista do Aeroporto Salgado Filho. Todos os espaços contam com vídeos explicativos os detalhes das iniciativas com vinhetas eletrônicas e efeitos especiais de sonorização.

Com planejamento da Coordenação de Comunicação Social da prefeitura, a mostra tem direção artística de Marcelo Bacchin. “Cada espaço tem identidade própria e o conceito do projeto que está abrigando. A idéia é trazer tecnologia para a cidade, com interação sensorial e emocional do público”, explica Bacchin. Em cada projeto apresentado, o visitante poderá ainda identificar as parcerias realizadas pela prefeitura para realizar as obras, entre elas, os governos federal, estadual, entidades e iniciativa privada. São projetos que desenham o futuro da cidade e que ganham relevo na semana em que Porto Alegre completa 238 anos.

Portais da Cidade – Primeiro espaço da exposição, serão mostrados através da simulação de uma estação por onde os visitantes entrarão na mostra. Monitores de TVs mostrarão todo o projeto. Na saída da exposição, uma porta se abre liberando o acesso à exposição.

Pisa – O visitante estará dentro de um ambiente todo azul, onde três grandes telas projetarão a imagem de uma gota de água caindo em um recipiente. No teto, canos irão refletir no piso espelhado a queda da água e seu movimento, criando um ambiente de purificação onde as pessoas fiquem próximas da água.

+ Luz – Espaço branco circular terá com lâmpadas no teto ajustadas por dimer, sincronizado com o som ambiente, dando a sensação da ampliação da iluminação na Capital. Ao passar as mãos pelo totem, a palavra “luz” surgirá em vários idiomas.

Copa 2014 – O público passará por um enorme gramado de piso sintético com duas telas circulares de 12 metros por 3,4 metros com vinhetas contendo elementos de futebol. No centro do gramado, um totem em forma de bola de futebol deverá ser pressionado pelo público, acionando os vídeos com os projetos previstos para a realização do mundial.

Ciclovias – O visitante encontrará sete bicicletas com monitores de TV posicionados em frente, mostrando imagens das ciclovias. Ao pedalar a bicicleta e colocar o fone de ouvido, terá a impressão de estar pedalando pelas ciclovias e conhecerá o Plano Cicloviário.

Cais Mauá – Um grande deck terá um projetor de 15 metros de comprimento com um skyline com imagens da cidade. A cada três minutos, o projetor fará um percurso de 12 horas na imagem do amanhecer até o anoitecer. Junto ao deck, lunetas futurísticas apresentarão o vídeo do projeto de revitalização do Cais.

Cidadania - Último espaço da exposição, consiste em uma sala de espelho com piso vermelho onde um vídeo rodando em looping mostrará o projeto de mudança das famílias das Vilas Dique e Nazaré, que possibilitará a ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Pessoas se misturam às imagens do vídeo, rebatidas em vários espelhos, tomando parte da cidade, em um conceito de inclusão. 

  Fonte: ABN NEWS 

Um comentário:

  1. Olá Rosa Maria, parabéns pela oportuna postagem! O aniversário da cidade desta vez está sendo devidamente reconhecido, na forma de vários presentes que ela vai receber, como muito bem descreve o texto, e como deverá mostrar a exposição na usina.
    Estarei lá para conferir e depois te passar minha impressão.
    Abraço forte, bom final de domingo e uma excelente semana.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.