8 de fevereiro de 2010

Memória preservada



Museu preserva memória do comércio caxiense



A origem e a história do comércio de Caxias do Sul estão conservadas na casa 9 da Réplica de Caxias do Sul de 1885, no Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos. O Museu do Comércio, uma reprodução de um armazém de secos & molhados da cidade serrana no final do Século XIX, estará aberto para visitação durante a realização da Festa da Uva 2010. Desde 2000, quando o espaço foi inaugurado, objetos como móveis, rolos de fumo, ferrarias e chapéus, além de alimentos, reproduzem fielmente um estabelecimento comercial da época em que os imigrantes chegaram. “A história registrada aqui, também remete à história das famílias de muitos visitantes, descendentes dos italianos que se instalaram na região. Para muitas pessoas, principalmente da nossa região, é emocionante visitar o Museu do Comércio”, observa o presidente do Sindilojas, Ivanir Gasparin.
O resgate da história também será feito pela Dona Bastiana, personagem de Davi de Souza, responsável pela acolhida aos visitantes. A “idosa”, que fez muito sucesso na Festa da Uva 2008 arrancando gargalhadas e lotando o espaço de turistas, promete repetir a dose em 2010.
Com a chegada dos imigrantes italianos à Serra gaúcha, a partir de 1875, a economia local começou a se estruturar, com a agricultura e o comércio. Os colonos produziam o que era possível para a subsistência. Para adquirir outros alimentos e produtos de necessidade da família, utilizavam o sistema de troca, que deu início ao comércio. Três anos após o início da organização e povoamento da Colônia Caxias, já existiam dez armazéns de secos & molhados na sede, além de outras 85 casas comerciais espalhadas pelos travessões e léguas para uma população de 3.849 habitantes. O museu estará aberto no mesmo horário de funcionamento do parque: de segunda a sexta-feira das 14h às 22h e aos sábados e domingos das 9h às 22h.

Fonte: Correio do Povo

Um comentário:

  1. Olá, leia artigo sobre importância de preservar o patrimônio histórico, comente e se for o caso concorra a R$ 1.000,00 em prêmios. Acesse: www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.