5 de fevereiro de 2010

Lupicínio Rodrigues


Gaúcho de família humilde, trabalhou desde cedo como mecânico de automóveis, mas sempre gostou de músicas de carnaval e da vida boêmia de Porto Alegre. Lupicínio conseguiu fazer sucesso fora do eixo Rio-São Paulo, o que é difícil hoje e era mais ainda nos anos 30. Suas músicas tratam geralmente de temas de "dor de cotovelo", amores fracassados e traídos. Em 1932, quando já atuava como cantor, foi ouvido e muito elogiado por Noel Rosa, então em excursão pelo Sul com Francisco Alves. Quatro anos depois veio a primeira gravação de suas composições, pela Victor: um compacto com "Triste História" e "Pergunte a Meus Tamancos", ambas em parceria com Alcides Gonçalves, que seria também co-autor de outros sambas-canção como "Castigo", "Maria Rosa" e "Cadeira Vazia". Um de seus maiores sucessos, "Se Acaso Você Chegasse" (com Felisberto Martins), foi gravado pela primeira vez por Cyro Monteiro, em 1938. A música ficou tão popular que Lupicínio foi para o Rio, onde conheceu Francisco Alves, que gravaria muitas de suas canções, como "Nervos de Aço" (1947) e a magistral "Esses Moços" (1948). Num caso raro na MPB, "Se Acaso Você Chegasse" foi regravada com estrondoso sucesso em 1959 por Elza Soares e lançou a cantora no mercado. "Vingança", gravada por Linda Batista em 1951, foi outro sucesso retumbante, inspirado na amargura em que vivia uma mulher que o havia traído. As regravações foram numerosas: Paulinho da Viola ("Nervos de Aço"), Caetano Veloso ("Felicidade"), Elis Regina ("Cadeira Vazia"), Zizi Possi ("Nunca"), Leny Andrade ("Esses Moços") e Gal Costa ("Volta") são alguns exemplos. Mas seu mais importante intérprete é Jamelão, que gravou dois discos dedicados à sua obra em 1972 e 1987, acompanhado pela Orquestra Tabajara do maestro Severino Araújo. Lupicínio participou do V Festival de Música Popular Brasileira da TV Record em 1969 com a música "Primavera", defendida por Isaura Garcia. 

Discografia

Discos de carreira
- Dor de cotovelo
- Retorno de um Boêmio


Extras:

- A música Brasileira desse século, por seus autores e intérpretes - Lupicínio Rodrigues


Coletâneas


Há um Deus - vol.4

 







Felicidade - vol,3








Minha História - vol. 2








Em meu coração - vol. 1










Disco 1

1. Nervos De Aço

2. Briga de Amor
3. Dominó
4. Juca
5. Taberna
6. Boneca De Doce
7. Dona Divergência
8. Nossa Senhora das Graças
9. Sempre Eu
10. Basta!
11. Se É Verdade
12. Castigo
13. Caixa de Ódio
14. Dois Tristonhos
15. Eu E O Meu Coração
16. Os Óculos do Vovô
17. Ex-Filha de Maria
18. Calúnia
19. Pra São João Decidir
20. Vou Brigar Com Ela
21. Boca Fechada
22. O Morro Está de Luto

Disco 2


1. Quem Há de Dizer

2. Que Baixo!
3. Volta
4. Feiticeira
5. Torre de Babel
6. Aquele Molambo
7. Amigo Ciúme
8. Quando Eu For Bem Velhinho
9. Brasa
10. Contando Os Dias
11. Você Não Sabe
12. Se Acaso Você Chegasse
13. Minha História
14. Meu Pecado
15. Eu Não Sou Louco
16. Divórcio
17. Vingança
18. Conto Das Lágrimas
19. Ponta-De-Lança
20. Triste História
21. Homenagem
22. Sombras

Disco 3

1. Esses Moços (Pobres Moços)

2. Sozinha
3. Foi Assim
4. Namorados
5. Paciência (Vou Brigar Com Ela)
6. Pergunta A Meus Tamancos
7. Cevando O Amargo
8. Não Sou De Reclamar
9. Trabalho!
10. Eu É Que Não Presto
11. Não Conte Pra Ninguém
12. O Relógio Lá De Casa
13. Rainha Do Show
14. Felicidade
15. Margarida
16. Enquanto A Cidade Dormia
17. Zé Ponte
18. Triste Regresso
19. Nunca
20. Ela Disse-me Assim (Vai Embora)
21. Maria Rosa
22. Tola
Disco 4

1. Cadeira Vazia
2. Malvado
3. Migalhas
4. Mais Um Trago
5. Nervos de Aço
6. Carteiro
7. Minha Ignorância
8. Cigano
9. Há Um Deus
10. Meu Figurino
11. Fuga
12. Recado Não Aceito
13. Jardim Da Saudade
14. Exemplo
15. Coisas Minhas
16. Os Beijos Dela
17. Verão Do Brasil
18. Aves Daninhas
19. As Aparências Enganam
20. Briga De Gato
21. Vingança
22. Pregador de Bolinha
Livro:
MELODIA E SINTONIA EM LUPICINIO RODRIGUES 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.