20 de fevereiro de 2010

Heloísa Schneiders



A exposição de pinturas, desenhos, fotografias, objetos e escritos de Heloísa Schneiders da Silva, Quero outros espaços, que integra o Projeto Memória, apresenta cerca de 40 obras, produzidas durante a trajetória da artista gaúcha, a curadoria é de Mônica Zielinsky.
 

Organizado por um grupo de artistas, intelectuais, produtores culturais, familiares, amigos, companheiros de geração e colegas de profissão de Heloísa Schneiders, o Projeto tem a missão de resgatar a sua obra. O objetivo do grupo é preservar, difundir e dar visibilidade à criação e ao pensamento de Heloísa, contribuindo para o estudo de um período transformador para as artes plásticas em Porto Alegre - os anos 80. O projeto surgiu em outubro de 2005 e recebeu, em 2007, apoio do FUMPROARTE para a restauração de obras, documentação fotográfica e exposição. Em setembro de 2006, foi promovida a primeira mostra, a fim de divulgar a iniciativa, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
 

Pintora, desenhista, cenógrafa, figurinista, ilustradora e professora, Heloísa Schneiders deu aulas no Instituto de Artes da UFRGS, além de ministrar cursos e lecionar em escolas particulares. Em 1985 foi para a Argentina, onde fez pós-graduação em Pintura na Escuela Superior de Bellas de la Nación “Ernesto de la Cárcova”, de Buenos Aires, sob a orientação de Juan Pablo Renzi. Ela participou de mais de 15 exposições coletivas no Brasil, Argentina, Paraguai e Espanha e realizou inúmeras mostras individuais, além de ter deixado as marcas da sua arte no cenário urbano de Porto Alegre criando murais e pisos para a Santa Casa, o Hospital São Francisco e o Hospital Santo Antônio. 

 

 

Visite o MARGS e confira todas as exposições

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.