1 de fevereiro de 2010

Esperanto



Conheces o Esperanto?

O esperanto é uma língua internacional criada pelo médico e linguista polonês Ludwig Lazar Zamenhof com o objetivo de diminuir as diferenças e incompreensões criadas pela barreira linguística entre os povos do mundo. É uma língua de fácil aprendizagem para comunicação entre as pessoas e não para substituir todas as línguas existentes.
O nome do idioma vem do latim e significa "o que espera". Zamenhof publicou sua obra "Uma língua internacional", em 1887 e por ter grande conhecimento de grego, latim, sânscrito e várias línguas modernas, seu idioma tem um vocabulário com o máximo de universalidade e uma gramática simplificada que possui apenas 16 regras, sem exceções.
Dia 15 de dezembro, aniversário de Zamenhof, é o dia do esperanto, que foi reconhecido oficialmente como língua pela Unesco em 1954.

 
Essa é a bandeira do esperanto, a cor verde simboliza a esperança e as cinco pontas as partes do mundo.
 

Algumas regrinhas:
O sistema ortográfico é essencialmente fonético, com 21 consonantes, 2 semivogais e 5 vogais.
O número de sílabas corresponde aos das vogais e a sílaba forte é a penúltima (paroxítona).
A letra j forma o plural.
As classes gramaticais são formadas com o acréscimo de desinências (terminações).
Os substantivos recebem a desinência "o", os adjetivos recebem a desinência "a" e os advérbios recebem a desinência "e".
Exemplo:
la patro = o pai
patra = paternal
patre = paternalmente
As palavras compostas são formadas pela junção de radicais (prefixos, sufixos e outros) e escrevem-se como um só vocábulo. Exemplo: "fácil", fácil + "ig", tornar + "i", designência do infinitivo = faciligi.
Com 12 desinências e com o único verbo auxiliar (esti = ser), é possível formar todos os tempos verbais e modos da conjugação ativa e passiva. As terminações "as", "is" e "os" indicam os três tempos fundamentais do verbo.
Exemplo:
skribas = escrevo
skribis = escrevi
skribos = escreverei
"Us", "u" e "i" servem para formar, respectivamente, o futuro do pretérito, o imperativo e o infinitivo.
Se você ficou interessado em aprender mais e quer virar um esperantista, há vários cursos, explicações e dicas na web sobre o esperanto.

 
Até eles falam esperanto!


 Esperanto - Link  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.