26 de janeiro de 2010

RAN


Não morra antes de assistir: RAN
 
De Akira Kurosawa.
Com Tatsuya Nakadai , Akira Terao , Jinpachi Nezu , Daisuke Ryu , Mieko Harada
Akira Kurosawa é conhecido pela beleza plástica de seus filmes. O cuidado com que compõe as cenas, com que pensa as coreografias enche os olhos de quem vê, ao mesmo tempo em que serve de forma mais que adequada à suas histórias, cuja característica também bem conhecida é a dramaticidade e a abordagem da honra, componente que parece encontrar pano de fundo ideal no Japão do século XVI, onde se passam muitas de suas histórias.

Ran (ao lado de Os Sete Samurais e Sonhos) é com certeza um de seus melhores filmes. A maneira épica com que é contada a história de Hidetora, rei que aos 70 anos decide distribuir em partes iguais seu reino, sendo que ele será governado pelo filho mais velho, contrapõe a forma como trata dos dilemas do homem ao se dar conta de sua miséria e da sua capacidade de corrupção, contra a qual na maioria das vezes não há como lutar. 
Assistam Ran. É um filme grande, lento (não precisa ver tudo de uma vez também não é mesmo?), mas que é obrigatório pra quem gosta de cinema oriental. Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.