1 de fevereiro de 2010

Orquestra Tabajara



A ORQUESTRA TABAJARA foi fundada em 1934 em JOÂO PESSOA- Paraíba, pelo SR. OLIVER VON SOHSTEN que veio da Holanda para dirigir uma empresa que se instalara na cidade. Em 1937, com a inauguração da Radio Tabajara na mesma cidade, a "ORQUESTRA" foi contratada para fazer parte de seu elenco. Nesta época Severino Araujo foi convidado para integrar o naipe de sax da 'JAZZ TABAJARA' que já contava com músicos famosos dos quais destacaram-se K.Ximbinho, José Leocadio, Geralso Medeiros, Porfírio Costa, Raimundo Napoleão. Cláudio de luna Freire, Olegario de Luna Freire (diretor) entre outros. Com a morte repentina de Luna Freire, Severino Araujo, com apenas 21 anos de idade assume a direção daquela que seria considerada a mais famosa orquestra popular do Brasil. Cantores famosos como: Francisco Alves, Orlando Silva, Déo, Ciro Monteiro e outros, acompanhados pela orquestra que excursionavam pelo nordeste na época ficavam surpresos com a qualidade daqueles músicos tão bem ensaiados.  A notícia se espalhou e a fama da orquestra chegou ao Rio de Janeiro, que além de ser a capital da República era o centro musical do Brasil. 
Severino Araújo nos primeiros anos da Tabajara

A VINDA PARA O RIO DE JANEIRO E A ESTRÉIA
Em dezembro de 1944 a ORQUESTRA TABAJARA recebeu da Rádio Tupi o convite para se apresentar no Rio de Janeiro. A estréia aconteceu no dia 20 de janeiro de 1945 e teve grande repercussão no país, pois foi transmitida por toda cadeia "associada" que cobria o Brasil de norte a sul.. Sua permanência na Rádio Tupi durou 10 anos.
TRAJETÓRIA: Na trajetória da TABAJARA, encontramos: 10 anos na Radio Tupi - 05 anos na Rádio Mayrink Veiga - 10 anos na Rádio Nacional - 05 anos na TV RIO, onde Severino se destacou com a excelente execução da Abertura do Guarani de Carlos Gomes quando do 1º festival internacional da Canção, apresentado pelo emissora.
EXCURSÃO: 1952 - Paris.(lançamento do algodão brasileiro) Festa do Jaques Fath - 1955 - Carnaval em Montevidéu (45 dias em todo país) - 1961 - Buenos Aires (feira internacional) - 1989 - Lisboa (casino Estoril) - 1990 - Portugal (varias cidades)
RECORDES: Dez anos na Domingueira Voadora do CIRCO VOADOR, Rio de Janeiro - Vinte anos animando o baile 'PARECE QUE FOI ONTEM' da cooperativa da Imprensa, seis anos na churrascaria RODA VIVA -  oito anos no carnaval de João Pessoa e Recife. -  trinta e cinco anos na Gravadora CONTINENTAL (gravando mais de 300 discos com sucessos como Paraquedista, Sonoroso, Rapsodia im blue, etc. - vinte e dois anos na gravadora CID. Grande sucesso com a série "ANOS DOURADOS" depois da participação da ORQUESTRA no famoso seriado da TV Globo.





O pai de Severino Araújo era mestre de banda em Limoeiro (PE), e foi quem deu as primeiras noções de música. Ainda criança, adotou a clarineta como instrumento favorito. Na década de 30 mudou-se para João Pessoa, onde foi clarinetista da banda da polícia. Em 1936 escreveu o choro "Espinha da Bacalhau", uma de suas composições mais famosas.  
Apenas em 1945 a Orquestra adotou oficialmente o Rio de Janeiro como sua sede. Inspirada nas big bands norte-americanas, a Orquestra anima bailes, festas e gafieiras desde os anos 40 até hoje, totalizando mais de 13 mil apresentações. Além de atuar em bailes e festas, a Orquestra Tabajara trabalhava em emissoras de rádio. Com grande popularidade, a Orquestra gravou mais de 100 discos de 78 rpm, batendo recordes de longevidade, além de alicerçar o trabalho de cantores como Jamelão, com quem gravou dois discos-tributos a Lupicínio Rodrigues. Durante a existência do Circo Voador, no Rio de Janeiro, a Tabajara era a atração tradicional dos domingos, com a Domingueira Voadora. O repertório é composto tanto de clássicos do jazz e da canção norte-americana quanto de temas da música brasileira. Severino Araújo, que foi aluno de Koellreuter, é autor de várias músicas executadas pela Orquestra, e comemorou seus 80 anos ainda à frente do grupo, regendo e ensaiando. 
O Maestro em período mais recente
 
Recentemente, o escritor Carlos Coraúcci lançou o livro "Orquestra Tabajara de Severino Araújo - A vida musical da eterna big band brasileira" que conta a hitória da Orquestra Tabajara e seus músicos.


Livro: A Orquestra Tabajara de Severino Araújo – a vida musical da eterna big band brasileira
Autor: Carlos Henrique Coraúcci
Editora: Companhia Editora Nacional
Páginas: 296 texto / caderno com mais de 50 fotos / Total de páginas: 336


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.