19 de janeiro de 2010

Jiyeon Song



Poema de um Dia

Tomando consciência da passagem do tempo, e fazendo-o de uma forma poética. Isso é novo pra você??

Tipografia experimental foi o nome que Jiyeon Song deu ao seu trabalho, e na verdade podemos vê-lo assim, como uma exploração poética de mensagens escritas que interagem com o ambiente.
O sistema concebido por Song é engenhoso. Ao serem atravessados pelos raios de sol, os painéis perfurados projetam pontos luminosos que formam palavras na sombra do chão. A variação da incidência solar consoante a hora do dia e a estação do ano dá origem a combinações poéticas inesperadas e transitórias.
Não é possível olhar para essa obra como olhamos para um quadro num museu, com um catálogo na mão; é necessário 'perder' tempo, esperar..
Só então poderemos ver as palavras surgirem, percorrerem o chão, e formar frases que logo mudam e adquirem novos sentidos conforme o movimento da Terra.
Escondidos nos furos da madeira, pequenas frases de um poema sijo aguardam que a luz solar as revele. Os sijo são poemas tradicionais coreanos versando a natureza e a vida humana, expressão poética mais expressiva da Dinastia Yi, de 1392 a 1910.
O escolhido e traduzido para inglês foi escrito por Kim Ch'on-taek no século XVIII. Fala sobre o caráter finito da vida humana: no solstício do Verão uma frase sobre a vida nova que surge; no do Inverno sobre o tempo que passa.
A lentidão das mensagens oferece-nos um momento de meditação nas nossas vidas agitadas, um momento de meditação sobre os valores da Vida.


 


 


 

 Veja mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.