10 de janeiro de 2010

Paolo Veronese



Paolo Veronese, self-portrait with a handkerchief - c. 1575


The Marriage at Cana 1560 - detalhe - 
Gemäldegalerie, Dresden, Germany


Christ and the Woman with the Issue of Blood,
1565-70 - Art History Museum, Vienna


Pintor italiano, Paolo Veronese nasceu em Verona em 1528 e morreu em Veneza em 1588. Filho de um escultor, após um período de aprendizagem com o pai voltou-se para a pintura. Aprendeu a desenhar copiando gravuras de Dürer. Seu primeiro mestre foi Antonio Badile, que lhe transmitiu uma sólida base técnica e o gosto pela integração de figuras humanas e elementos arquitetônicos. Influenciado pela escola de Verona, desenvolveu o emprego da cor, e ainda jovem afirmou seu estilo próprio, claro e luminoso. 

Jesus among the Doctors in the Temple, 1558 -
Museo del Prado, Madrid, Spain 


Em 1555 fixou-se em Veneza, que com seu luxo e beleza passou a inspirar-lhe obras prodigiosas. Trabalhando no palácio dos Doges, Veronese pinta para a sala dos Dez "Juno espalhando seus dons sobre Veneza" e "Júpiter fulminando os crimes" (hoje no Louvre), notável pela perspectiva aérea. Seguem-se outras obras grandiosas para a Catedral de Mântua,para a Igreja de San Sebastiano.
Em 1547 Veronese é premiado pelos fondi alegóricos criados para a biblioteca de San Marco.


The Marriage at Cana 1560 - Gemäldegalerie, 
Dresden, Germany


Em Roma (1560) é influenciado por Rafael, como pode ser observado na sua decoração da Villa Barbaro, em Maser.
Veronese destaca-se sobretudo pelas suas ceias, composições abundantes e faustosas em que o movimento das figuras é equilibrado pelas colunas e pórticos. A mais famosa é "Bodas de Caná" (1563; Louvre). O "Banquete na Casa de Levi" (1573; Academia de Veneza) provoca a ira da Inquisição, que julga irreverente a presença de cães, bufões e personagens secundários com que Veronese enche suas telas. 



The Family of Darius before Alexander - 
National Gallery, 
London, England 



Em 1565, Veronese  desenha cartões para mosaicos de San Marco, e pouco depois pinta a "Madona da família Cuccina" (Gemäldegalerie, Dresden), obra de muita poesia,colorido luminoso e desenho preciso.
A pintura de Veronese é talvez a melhor da última fase da Renascença veneziana.
Sua arte é serena e límpida, pura, de formas amplas e movimento equilibrado. Sua arte é marcada pela total irreverência para com a lógica ou a verdade histórica. Ele próprio afirma conceder-se a liberdade dos poetas e dos loucos, colocando a beleza acima de tudo.O único compromisso que aceita é com sua arte.
Sua pintura evoca em primeiro lugar a Veneza do Século XVI, fase do seu esplendor máximo. Pelas damas, cavaleiros galantes, preciosidades de todo o tipo são uma constante em sua obra. Seus quadros são um hino à alegria de viver, feitos para agradar,sem outra meta além da beleza plástica. Correspondendo inteiramente ao gosto da época, gozou de imensa popularidade e deixou obra vastíssima, criada sob encomenda para igrejas, mosteiros e palácios. Sua arte influenciou sobretudo a pintura de G.B.Tiepolo e de Delacroix. 

Um comentário:

  1. Olá Rosa, muito interessante a matéria do pintor italiano Paolo Veronese, mas o que chama atenção é a beleza do novo visual de teu blog, parabéns! Ficou um luxo. Limpo, arejado e charmoso! Beijão.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.