Adolphe-William Bouguereau, pintor francês, nasceu em La Rochelle no ano de 1825 e morreu na mesma cidade em 1905, dedicando-se à pintura neoclássica, ou academicista.
Logo após sair da Escola de Belas Artes de París, em 1850, conquistou o Prêmio de Roma, pelo seu quadro histórico "Zenóbio".
Mais tarde, como professor na mesma escola, se opôs firmemente aos pintores impressionistas, especialmente a Edouard Manet (1832-1883), colocando-se como um dos defensores intransigentes da pintura acadêmica.
Sua técnica incontestável, sua maneira suave e minuciosa, podem ser observadas em toda a obra, podendo-se destacar, a título de exemplos, O Nascimento de Vênus (1879) e A virgem e os anjos (1900).
O academicismo (ou neoclassicismo) nos remete ao estilo pictorial da Idade Média (Arte Românica e Gótica) e ao Renascimento, embora a pintura acadêmica tenha sofrido sensíveis alterações com o transcorrer de vários séculos. Mas ainda é possível ver, nos quadros de Boguereau, a semelhança extraordinária de suas mulheres com as Madonas de Rafael; em seus anjos, a lembrança de Michelângelo.
Bouguereau era um ferrenho tradicionalista, cujo estilo de grande verossimilhança trouxe nova vida tanto para temas clássicos pagãos como para os cristãos. Criou em suas pinturas um mundo utópico, cheio de ninfas, pastores e madonnas. Seus camponeses eram sempre representados impecavelmente limpos, belos e bem vestidos, numa idealização perfeitamente aceitável para boa parte do público e dos conhecedores. Entretanto, outros preferiam a honestidade de Jean-François Millet e seus camponeses mostrados mais de acordo com os fatos.
Seu método de trabalho estava de acordo com a temática e simbologia classicista que adotara, realizando inúmeros esboços preparatórios com tinta e estudos em desenho, numa construção minuciosa e laboriosa de todas as figuras e fundos. A impressionante suavidade de textura na descrição pictórica da pele humana e a delicadeza de formas e gestos que obtinha nas mãos, pés e faces eram especialmente admiradas
Spring, 1858, oil on canvas, private collection
Rest at Harvest, 1865, oil on cavnas,
Philbrook Museum of Art, Tulsa
A Soul Brought to Heaven, 1878, oil on canvas,
Musée du Périgord
Rest, 1879, oil on canvas,
The Cleveland Museum of Art
The Shell, 1871, oil on canvas.
Art & Literature, 1867, oil on canvas,
Arnot Art Museum, Elmira, NY
The Dance, 1856, oil on canvas,
Musée d'Orsay, Paris
Fraternal Love, 1851, oil on canvas,
Museum of Fine Arts, Boston
À margem do riacho, 1875
O caranguejo, 1869
Psiquê e Amor, 1889
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.