30 de janeiro de 2012

David Hockney


David Hockney é um pintor, cenógrafo, fotógrafo e gravador britânico.
O artista estudou, entre 1959 e 1962, no Royal College of Art de Londres. Em 1964, muda-se para a Califórnia, nos Estados Unidos, onde se fixaria definitivamente.
Realizando, além de pinturas, gravuras, desenhos e fotografias, também cenografias para o teatro, o artista participou da Bienal de São Paulo (1989) e teve uma exposição retrospectiva dos seus desenhos na Royal Academy de Londres (1995-96).
Em 2001, Hockney lançou seu polêmico livro, Conhecimento Secreto, sobre os procedimentos técnicos da pintura figurativa ocidental. Observador perspicaz e profundo conhecedor de arte, ele acredita que, no passado, diversos pintores utilizaram objetos ópticos para solucionar suas obras. 
"Conhecimento Secreto", causou tanto tumulto entre os historiadores de arte que a Universidade de Nova York convidou uma seleção mundial deles para se degladiar com Hockney.
Em seu livro, ele salienta que era vastamente sabido desde a antiguidade que quando a luz passa por um pequeno orifício para uma área delimitada e escura, uma imagem invertida do exterior aparece na parede oposta ao orifício. Era a chamada câmera escura, tataravó da fotografia.
Tendo esse tipo de experiência como base, artistas já do século 15 fizeram, para Hockney, projeções dos modelos de suas pinturas usando espelhos côncavos.

 
Conhecimento Secreto - David Hockney


Um dos mais importantes artistas vivos, David Hockney iniciou-se dentro do movimento da PopArt, destacando-se no panorama da arte inglesa dos anos 60 com imagens irônicas e corrosivas.

Dono de uma figuração de índole por vezes algo abstrata, em retratos, naturezas mortas, paisagens e cenas de interiores trabalhadas através das mais variadas técnicas - acrílica sobre tela, óleo sobre tela, fotografia, gravura, colagem e arte digital, David Hockney revela sempre em suas obras um extraordinário domínio gráfico.
 
Biografia completa do artista: David Hockney website


Portrait of an Artist (Pool with Two Figures)
1971


Mr and Mrs Clark and Percy
1970  

19 de janeiro de 2012

Molly Rausch


artista americana Molly Rausch desenvolve um projeto especial de pintura de selos. Com pincel, aquarela e guache, Molly dá asas à imaginação e cria a extensão para a imagem que encontra estampada no adesivo. 

É divertido pensar quantas histórias tem um único selo postal:a história da imagem impressa sobre ele, a história da viagem física através do sistema postal, e agora uma terceira história criada com pincéis. 





Duy Huynh

Duy Huynh cria sua narrativa própria da condição humana com personagens etéreos e serenos. Com suas figuras, Duy explora o movimento junto com a emoção, a fim de retratar não apenas a beleza da forma humana, mas o triunfo do espiritual. Poéticas e contemplativas, as imagens se repetem, barcos, trens, malas, e qualquer coisa com a capacidade de viagem, seja física ou espiritual.
Técnica: Pintura acrílica



15 de janeiro de 2012

Don Hong Oai


Don Hong.Chai nasceu na província de Guangdong na China, em 1922. Com 17 anos foi para Saigon onde aprendeu a arte da fotografia. Radicou-se no Vietnã onde foi professor de arte e ciências da fotografia com a idade de 21 anos, na Universidade de Arte de Saigon. Em 1979 fugiu de barco para os Estados Unidos, onde passou boa parte de sua vida integrado na comunidade chinesa de Nova York
O portfolio do artista mostra uma série de truques alucinantes. Embora pareçam antigas pinturas ou desenhos a tinta em rolos de pergaminho, elas são de fato, fotografias notáveis. 

 
 Don Hong-Oai's profile on Gallery 71 Don Hong-Oai Flickr