O Estilo Arte do Himalaia é a arte originária do Himalaia, principalmente do Tibete, Nepal e Caxemira, e as áreas sob sua influência cultural.
O "Estilo arte" do Himalaia está principalmente preocupado com temas religiosos e é reconhecido através da utilização da composição, símbolos e motivos.
Região Geográfica: O Himalaia incluem o planalto do Tibete, Nepal, Caxemira, Butão e norte da maioria das regiões da Índia e do Paquistão. Nas regiões geográficas circundantes, pode ser encontrado na China, Mongólia , Sibéria meridional, Tuva, Buryatia e do norte da Birmânia, os quais estão a norte e leste do platô tibetano. Além disso, ao longo do Oceano Pacífico, em locais como Hangzhou sul de Xangai, o Himalaia arte do período Yuan podem ser encontrados em abundância.
Religião: caracterizada por tibetanos, nepaleses e religiosos da cultura da Caxemira, geralmente é sagrado ou religioso por natureza.
Características artísticas: O estilo artístico é melhor reconhecido através da composição da pintura, acompanhadas por símbolos e motivos exclusivos do Himalaia para cada região, bem como de intercâmbio artístico e cultural com outras grandes civilizações vizinhas.
Tipos de arte:
Chakrasamvara
7.10cm
Coleção do Museu Real de Ontário
Amuletos
Objeto ritual - Iniciação
Objeto ritual - Espelho
Mandala
Manuscritos iluminados