A fotógrafa holandesa Maria Netsounski viaja pelo mundo capturando imagens de tirar o fôlego. Nessa série de fotos, intitulada IR, Netsounki fotografa paisagens tropicais e, usando tecnologia de infravermelho, distorce as cores, transformando os tons quentes em branco e azul. O resultado é um maravilhoso inverno de contos de fadas.
31 de dezembro de 2011
30 de dezembro de 2011
Carl Warner
A obra do fotógrafo britânico Carl Warner.
Em seu trabalho, Warner cria foodscapes (uma fusão das palavras em inglês food, "comida", e landscape,
"paisagem"), nas quais as árvores podem ser feitas de brócolis, pães
viram montanhas e pedaços de parmesão fazem a vez de penhascos.
Segundo o fotógrafo, o processo de montagem é lento e pode levar até três dias.
Para criar profundidade, as fotografias
são realizadas sobre mesas de 1,2 metro por 2,4 metros e registradas em
camadas – o que evita que os alimentos frescos murchem antes do fim da
foto - começando do primeiro plano para o segundo plano.
Acima, pontos turísticos de Londres são recriados com peixes, melancias, abacaxis e laranjas.
Sang Sik Hong
O artista coreano Sang Sik Hong é o criador desse mágico trabalho. Suas esculturas em grande escala são compostas por milhares de canudos. Uma estrutura frágil e descartável que contrasta com a força de uma temática que envolve poder e desejo.
29 de dezembro de 2011
David Mach
David Mach é um artista que usa diferentes métodos para expressar sua arte. Suas esculturas, formadas com fósforos, são realizadas em várias etapas. A primeira consiste no design dos rostos, usualmente realizado num modelo de plástico. Muitos dos fósforos são importados do Japão, que costuma fornecê-los numa grande variedade de cores. Então, o artista começa a grudá-los, dando um novo relevo à forma.
Representando personagens reais e ficcionais, seu trabalho já homenageou desde Betty Boop e Charlie Chaplin até Marilyn Monroe.
Mach vende algumas de suas esculturas em galerias e leilões, enquanto outras são queimadas nas exposições.David Mach's website
Bourrasque
Bourrasque, do designer londrino Paul Cocksedge, representa uma larga coleção de papéis voando ao vento. Feito para o Festival Bouof Lights, realizado na cidade francesa Lyon, cada folha de papel é na verdade composta por um material condutor que acende quando uma corrente passa através dele. Todas as "folhas" têm o mesmo tamanho de uma A4 e foram feitas manualmente para obterem formatos únicos. Mais de 200 folhas formam essa instalação que atinge mais de 24 metros de comprimento.
20 de dezembro de 2011
The Artist - Batalha de pincéis
A animação The Artist produzida
pela Giant Creative e dirigida por Sean Mullen. Além da primorosa
execução, o roteiro dialoga com a questão da rivalidade artística. As
cenas contam uma verdadeira batalha de pincéis. Confira:
13 de dezembro de 2011
Miguel Endara
O artista Miguel Andara criou um fenomenal retrato ao preencher o desenho com 3.2 milhões de pontinhos de tinta. Esse processo demorou 210 horas. No vídeo abaixo, veja todo o processo condensado em dois minutos, além de outros de seus desenhos magníficos.
Chihiro Iwasaki
Chihiro Iwasaki, 1918 - 1974, Japão.
Iwasaki foi ilustradora de livros para crianças e ganhou muitos prêmios importantes como: Prêmio da feira de Bologna, em 1971, Medalha de Bronze da Feira Internacional do Livro de Leipzig, em 1974. Hoje, no museu destinado as suas obras também acontecem exposições de vários temas relacionados à infância, como também outros gêneros.
O museu ainda acolhe eventos, incluindoseminários, palestras, filmes, música eaté concertos.
8 de dezembro de 2011
Tom Seidmann-Freud
Tom Seidmann-Freud (Martha Freud) foi uma ilustradora de livros, sobrinha de Sigmund Freud. Seus livros em formato pop-up foram muito conhecidos e bem vistos durante o início do século XX. Quanto tinha apenas 22 anos, Seidmann-Freud compôs versos e produziu ilustrações para o livro de música mostrado abaixo. Por ser judia, muitos de seus livros foram destruídos durante o período nazista.
Tom Seidmann-Freud website
6 de dezembro de 2011
Vasko Taškovski
O zodíaco surreal de Vasko Taškovski.
O artista nasceu em 1937 na pequena cidade de Nižopole, Bitola. Em 1958 completou a Secondary Art School in Skopje. Ele graduou-se na Academy of Applied Arts in Belgrade em 1964.
No período entre 1966 e 1991 ele trabalhou como designer na televisão Macedônia. Além de pinturas à óleo, ele também trabalha com aquarelas e grafismo. Ocasionalmente trabalha como designer gráfico.
Oxana Zaika
Extremamente engenhosos e belos, os gatos pintados por Oxana Zaika. A artista nasceu na Rússia em 1969. Vive na França.
O realismo figurativo de Erin Cone
Erin
Cone nasceu em Lubbock, Texas, em 1976. Cone recebeu seu diploma de
Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade do Texas em 1998.
"Meu trabalho é uma fusão do retrato tradicional, com realismo mágico e
abstração mínima. Tento abordar o que está oculto e o revelado, e assim, criar uma nova estética na arte do retrato."
Leonid Tishkov e Boris Bendikov - Private Moon
O artista russo Leonid Tishkov e o fotógrafo Boris Bendikov criaram um reino fantástico iluminado pelo luar. Seu esforço criativo, intitulado Private Moon narra a relação entre um homem e sua lua. Tishkov chama a instalação romantizada um "poema visual, contando a história sobre um homem que encontrou a lua e ficou com ela para o resto de sua vida." Este conto de fadas foi desenhado por Tishkov e fotografado por Bendikov.
4 de dezembro de 2011
Unmask Group - Flash Memory
O grupo artístico conhecido como Unmask Group conseguiu não só ser fiel à forma humana, mas também adicionou um novo toque ao seu apelo visual, subtraindo partes das esculturas. Sua série intitulada Flash Memory também apresenta figuras de cavalos que passaram pela mesma técnica.
O grupo com sede em Pequim, uma formação criativa de Liu Zhan Kuang Jun e Tan Tianwei, magistralmente constrói esculturas incompletas em aço inoxidável e mármore. As figuras quase abstratas deixam apenas impressões que permitem a construção da imagem inteira. É a exclusão de certas partes da obra que acrescentam uma pitada de curiosidade.
26 de novembro de 2011
Elly Mackay
Elly Mackay vive no Canadá, onde cria cenários incríveis com papel recortado. A técnica data do século 19 e carrega o nome de Paper Theater.
Para criar atmosferas com efeitos muito particulares, Elly utiliza
cores e filtros de tecido colorido, além de um papel especial para realizar as
mágicas camadas. O material é plástico, flexível, absorve tinta
muito bem e ajuda o processo de iluminação para a fotografia.
“Meu trabalho sempre conta um momento de uma história, eu observo
minha infância e experiências como mãe, curiosidades vitorianas, livros vintage de ilustração e técnicas cenográficas”.
23 de novembro de 2011
Mostra destaca período em que Da Vinci era pintor assalariado
A National Gallery, em Londres, abre nesta quarta-feira ao público a maior exposição de arte de Leonardo Da Vinci já realizada.
Foram necessários cinco anos de negociações e diplomacia para conseguir reunir as mais de 60 pinturas e desenhos do gênio renascentista, assim como obras feitas por discípulos e colaboradores.
Os quadros estavam espalhados por mais de 20 cidades em 10 diferentes países, desde a Rússia aos Estados Unidos, passando pelo Vaticano.
Das 15 pinturas do artista que sobreviveram aos séculos, nove fazem parte da mostra.
A exibição "Leonardo da Vinci: Pintor na Corte de Milão" se concentra no período entre 1482 e 1499, quando ele trabalhava como artista assalariado para o Duque Ludovico Sforza.
Nesta época, Da Vinci pintou algumas de suas obras mais celebradas, como as duas versões da Virgem das Rochas, que serão vistas pela primeira vez lado a lado graças a um empréstimo do Louvre.
O artista também pintou um trio de retratos que revolucionou o gênero, entre eles o único que ele fez de um homem: o Retrato de um Músico.
A Belle Ferronnière pode ser um retrato da duquesa ou de uma das amantes do Duque de Milão e o mais elogiado dos três, Dama com Arminho, traz a amante de Ludovico Cecilia Gallerani, conhecida por sua beleza e inteligência.
Mais de 50 desenhos relacionados às pinturas estão sendo exibidos pela primeira vez, entre eles 33 esboços da coleção real.
Os diversos desenhos de Da Vinci pertencentes à Rainha Elizabeth 2ª foram provavelmente comprados durante o reinado de Charles 2º, mas só foram descobertos, por acaso, em 1778.
O escritor Charles Rogers escreveu: "O senhor Dalton felizmente encontrou o álbum de desenhos no fundo de um baú no começo do reinado da atual majestade (George 3º)".
Foram necessários cinco anos de negociações e diplomacia para conseguir reunir as mais de 60 pinturas e desenhos do gênio renascentista, assim como obras feitas por discípulos e colaboradores.
Os quadros estavam espalhados por mais de 20 cidades em 10 diferentes países, desde a Rússia aos Estados Unidos, passando pelo Vaticano.
Das 15 pinturas do artista que sobreviveram aos séculos, nove fazem parte da mostra.
A exibição "Leonardo da Vinci: Pintor na Corte de Milão" se concentra no período entre 1482 e 1499, quando ele trabalhava como artista assalariado para o Duque Ludovico Sforza.
Nesta época, Da Vinci pintou algumas de suas obras mais celebradas, como as duas versões da Virgem das Rochas, que serão vistas pela primeira vez lado a lado graças a um empréstimo do Louvre.
'Dama com Arminho',
pintado aproximadamente entre
1489–90.
© Princes Czartoryski Foundation
'São Jerônimo no
deserto',
pintado aproximadamente entre 1488–90.
© Foto: Museus do
Vaticano
'Esboço de um Jovem',
feito aproximadamente em 1493.
© 2011, Sua Majestade Rainha Elizabeth 2ª
O artista também pintou um trio de retratos que revolucionou o gênero, entre eles o único que ele fez de um homem: o Retrato de um Músico.
A Belle Ferronnière pode ser um retrato da duquesa ou de uma das amantes do Duque de Milão e o mais elogiado dos três, Dama com Arminho, traz a amante de Ludovico Cecilia Gallerani, conhecida por sua beleza e inteligência.
Mais de 50 desenhos relacionados às pinturas estão sendo exibidos pela primeira vez, entre eles 33 esboços da coleção real.
Os diversos desenhos de Da Vinci pertencentes à Rainha Elizabeth 2ª foram provavelmente comprados durante o reinado de Charles 2º, mas só foram descobertos, por acaso, em 1778.
O escritor Charles Rogers escreveu: "O senhor Dalton felizmente encontrou o álbum de desenhos no fundo de um baú no começo do reinado da atual majestade (George 3º)".
Artista cria instalação com todas as fotos postadas no Flickr em 24 horas
Uma instalação que reúne milhões de fotografias
postadas em apenas 24 horas no site de compartilhamento de fotos Flickr
está em cartaz em Amsterdã, na Holanda.
Fotografia em abundância é um projeto
visual do artista holandês Erik Kessels, que imprimiu todas as fotos
colocadas no Flickr somente no dia 4 de agosto último.
O resultado é uma pilha de fotos – cerca de 6 milhões delas – que
lota uma sala do museu Foam de fotografia, no bairro de Keizersgracht,
na região dos canais.
O objetivo do trabalho foi ilustrar como as
novas tecnologias facilitaram a fotografia e levaram a uma inundação de
imagens na vida moderna.
"Através da digitalização da fotografia e a
ascensão de sites como o Flickr e o Facebook, todo mundo agora tira
fotos, e as distribui e compartilha com o resto do mundo. O resultado
são incontáveis fotos à nossa disposição", disse o artista.
Ao imprimir as imagens, Erik Kessels diz que visualiza um "mergulho em fotografias da experiência alheia".
"O seu conteúdo mistura público e privado, com coisas altamente pessoais sendo exibidas abertamente e sem um pingo de timidez."
A mostra, intitulada Museu do Futuro da Fotografia, reúne trabalhos que abordam as mudanças e os desenvolvimentos que devem moldar as próximas décadas desta arte.
Foram convidados quatro artistas-curadores, que
interpretaram este tema segundo sua própria visão, criando uma "exibição
intrigante com quatro exposições distintas e às vezes provocantes".
Além de Kessels, participam da mostra os artistas Lauren Cornell, Jefferson Hack e Alison Nordstrom.
A mostra fica em cartaz até o dia 7 de dezembro.
Mais informações no site: http://foam.org/foam-amsterdam/exhibitions/whats_next_2011.
Fonte: BBC Brasil
Mais informações no site: http://foam.org/foam-amsterdam/exhibitions/whats_next_2011.
Fonte: BBC Brasil
22 de novembro de 2011
Ritual de tribo brasileira é indicado a patrimônio da Unesco
Um ritual de um povo indígena brasileiro, voltado para "manter a ordem
social e cósmica", foi indicado para integrar uma lista de patrimônios
culturais imateriais "em necessidade urgente de proteção" elaborada pela
Unesco, a agência da ONU para a educação e a cultura.
O yaokwa é a principal cerimônia do calendário ritual dos enawenê-nawê,
povo indígena cujo território tradicional fica no noroeste do Mato
Grosso.
O ritual, que marca o início do calendário enawenê, dura sete meses e
é realizado com a saída dos homens para realizar uma pesca coletiva com
o uso de uma barragem e de armadilhas construídas com cascas de árvore e
cipós.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional (Iphan) registrou o ritual Yaokwa como bem cultural em 2010.
Segundo dados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o povo
enawenê-nawê - que fala a língua aruak - é formado por cerca de 560
integrantes.
A partir desta quarta-feira, a comissão
intergovernamental da Unesco pela salvaguarda do patrimônio cultural
imaterial se reúne em Bali, na Indonésia, para avaliar os rituais e
tradições indicados para ser protegidos. A reunião se encerra no próximo
dia 29.
O Brasil país conta com 18 bens inscritos na lista do Patrimônio Mundial da Unesco.
Entre o patrimônio imaterial, dedicado a
tradições orais, cultura e a arte populares, línguas indígenas e
manifestações tradicionais, estão as Expressões Orais e Gráficas dos
Wajãpis do Amapá e o Samba de Roda do Recôncavo Baiano.
Se entrar na lista, o ritual dos enawenê-nawê passará a contar com apoio da entidade na sua preservação.
Muitas atividades da Unesco estão prejudicadas
desde que os Estados Unidos retiraram o seu financiamento da agência,
depois que ela aceitou a Palestina como Estado-membro pleno.
Seres subterrâneos
Com o ritual Yaokwa, os enawenê-nawê acreditam
entrar em contato com seres temidos que vivem no subterrâneo, os
yakairiti, cuja fome deve ser saciada com sal vegetal, peixes e outros
alimentos derivados do milho e da mandioca, a fim de manter a ordem
social e cósmica.
Para a realização do ritual, os indígenas se
dividem em dois grupos: um que fica na aldeia junto às mulheres,
preparando o sal vegetal, acendendo o fogo e oferecendo alimentos, e
outro que sai para a pesca, com o objetivo de retornar para a aldeia com
grandes quantidades de peixe defumado, que é oferecido aos yakairiti.
Os indígenas realizam a pesca em rios de médio porte da região. Com os
peixes e os demais alimentos, os enawenê-nawê realizam banquetes
festivos ao longo de meses, acompanhados de cantos com flautas e danças.
Indígenas constroem barragem para pesca;
alimentos servem de oferenda (Foto: acervo Iphan)
Encantamento de camelos
Além do yaokwa, outro ritual indicado para proteção urgente na América do Sul é o eshuva, composto pelas orações cantadas do povo huachipaire, do Peru.
A lista de proteção urgente também inclui como indicados a dança saman, da província indonésia de Aceh, as tradições de relatos de histórias no nordeste da China e o "encantamento de camelos" da Mongólia, no qual as pessoas cantam para as fêmeas, a fim de persuadi-las a aceitar os filhotes de camelo órfãos.
A lista de proteção urgente também inclui como indicados a dança saman, da província indonésia de Aceh, as tradições de relatos de histórias no nordeste da China e o "encantamento de camelos" da Mongólia, no qual as pessoas cantam para as fêmeas, a fim de persuadi-las a aceitar os filhotes de camelo órfãos.
Já para a lista representativa de patrimônio
cultural imaterial da humanidade (sem indicativo de necessidade urgente
de proteção), são indicados, pela América do Sul, o conhecimento
tradicional dos xamãs jaguares de Yurupari (Colômbia) e a peregrinação
ao santuário do senhor de Qoyllurit’i (Peru).
Outras tradições indicadas pela Unesco são as
marionetes de sombras chinesas, o kung-fu dos monges Shaolin (China), a
porcelana de Limoges (França), a música dos mariachis mexicanos e o
fado (música tradicional portuguesa).
Fonte: BBC Brasil
18 de novembro de 2011
Sagaki Keita
Sagaki Keita nasceu em 1984, vive
e trabalha em Tóquio. Suas ilustrações, densamente compostas, contêm milhares de personagens excêntricos que são desenhados praticamente no improviso. Os doodles ganham forma e o resultado é esse que podem ver.
Sagaki Keita website
Sagaki Keita website
15 de novembro de 2011
Irina Werning
Irina Werning está de volta com a
segunda parte de sua série fantástica, Back to the Future. A série se destaca como
um excelente indicador de como nós envelhecemos e evoca algumas
lembranças engraçadas associadas.
11 de novembro de 2011
Ysabel LeMay
As imagens criadas por Ysabel LeMay - Quebec,
Canadá - são compostas de centenas de
fotografias diferentes que foram tomadas individualmente. Cuidadosamente, as fotografias são agrupadas até que o resultado seja o desejado. Cada trabalho leva, em média, entre 4 a 8 semanas para ser
concluído. Este processo é chamado Photo-Fusion.
"Cada ramo, cada flor, cada folha é
fotografada e posicionada uma a uma", ela nos diz. "Cada inseto, cada
planta, cada pássaro que capturei com minha lente tem uma
individualidade que eu quero melhorar e compartilhar com o espectador.
Eu acredito que é muitas vezes nos simples detalhes, onde reside a
divindade".
Com experiência em design gráfico e pintura, LeMay decidiu
em 2010 por deixar tudo para trás e voltar sua atenção para a
fotografia. Nem tudo estava perdido, no entanto, pois a artista utiliza as
habilidades que aprendeu no seu trabalho diário. "Minha formação como
pintora deu-me a maturidade visual que é a compreensão do espaço, forma,
movimento e profundidade", diz ela. "Deu-me a compreensão da organização
espacial que é essencial para o que eu faço. A compreensão da harmonia
de cores e da disciplina de poder trabalhar no meu estúdio todos os dias
e superar-me. Por meio da minha câmera, tento
capturar a sutileza e a beleza da natureza em sua forma mais pura. Minha arte, é
uma homenagem à natureza. É uma oferta, um momento de contemplação. Por um momento transitório, espero que minha arte possa transportá-lo
para um lugar ilusório, uma morada onde você se sente bem para peregrinar,
e revitalizar-se."
10 de novembro de 2011
Jurgen Gorg
Jurgen Gorg nasceu em Dermbach - Alemanha Ocidental, em 1951. Passou a juventude em Koblenz, depois mudou para Mainz, onde
estudou por quatro anos na Universidade de Johannes Gutenberg.
Jurgen Gorg
Jurgen Gorg começou sua carreira profissional em 1977, como pintor e gravador. Já em 1980 ele foi premiado com um prêmio especial da região de Rheinland Pfalz.
Suas pinturas são ambíguas, não é apenas a pintura figurativa, mas sim uma pintura com conotações eróticas. Imagens bonitas, esteticamente agradáveis e visualmente poéticas. Além do tom monocromático e das cores suaves usados em conjunto, Gorg combina suaves camadas translúcidas de tinta a óleo.
Suas pinturas são ambíguas, não é apenas a pintura figurativa, mas sim uma pintura com conotações eróticas. Imagens bonitas, esteticamente agradáveis e visualmente poéticas. Além do tom monocromático e das cores suaves usados em conjunto, Gorg combina suaves camadas translúcidas de tinta a óleo.
9 de novembro de 2011
Anne Magill
Anne Magill estudou na
St. Martins School of Art. Seu trabalho está em coleções
corporativas e privadas em todo o mundo.
Magill descreve seu trabalho como uma tentativa de capturar o sentimento desses momentos fugazes na
vida. "Há sempre uma narrativa em minhas pinturas e estou sempre a tentar
transmitir isso através do uso de luz, cor e textura. O trabalho é quase
sempre figurativo. Estou presa na tentativa de transmitir aqueles
momentos em que algo épico aconteceu, ou está prestes a acontecer. Minhas pinturas têm sido sempre sobre aqueles momentos
de silêncio, tentando pegar o segundo em que alguém está perdido em seu
próprio mundo."
Stacey Lee Webber
Stacey Lee Webber cria esculturas de metal, jóias e
inúmeros objetos a partir de moedas. A escultura de Webber contém
uma estética refinada e desafia as possibilidades convencionais de
materiais do cotidiano.
Amy Shackleton
Amy Shackleton, de apenas 25 anos de
idade, é uma artista única. Suas pinturas são feitas com toneladas de tinta e ela não usa pincéis para criá-las. Em vez disso, ela
aperta tinta sobre telas e então permite que a tinta naturalmente escorra. Ela, então, gira a tela para controlar a direção da tinta,
fazendo com que suas pinturas pareçam naturais, ainda que controladas.
5 de novembro de 2011
Marquese Scott - NONSTOP
Marquese Scott é um dançarino de 29 anos, que atende pelo
apelido de NONSTOP. Ele atualmente vive em Lawrenceville, Georgia. A música é
Foster The People— Pumped Up Kicks (Butch Clancy Dubstep Remix).
Uma dança alucinante.
Mural em Montreal - inspirado no Art Nouveau
Durante
16 dias seguidos, do amanhecer ao anoitecer, cinco artistas de Montreal (que fazem parte do A'shop ) trabalharam em um mural de graffiti compondo uma versão moderna de "Nossa Senhora da Graça".
Inspirados pelo pintor Alphonse Mucha, a equipe criou
este mural de tirar o fôlego, usando 500 latas de tinta
spray em mais de 50 cores diferentes.
"A cidade deu ao grupo um controle completo do projeto e, felizmente, o público acabou adorando. O principal fato que nos surpreendeu foi a reação das pessoas enquanto estávamos executando a pintura do mural. Aguns não deram muita importância no início, pensando tratar-se apenas de um anúncio. Então, quando eles perceberam que estávamos revivendo um velho muro com um mural, voltaram diariamente para acompanhar o trabalho. Em poucos dias, tivemos toda a comunidade envolvida."
"A cidade deu ao grupo um controle completo do projeto e, felizmente, o público acabou adorando. O principal fato que nos surpreendeu foi a reação das pessoas enquanto estávamos executando a pintura do mural. Aguns não deram muita importância no início, pensando tratar-se apenas de um anúncio. Então, quando eles perceberam que estávamos revivendo um velho muro com um mural, voltaram diariamente para acompanhar o trabalho. Em poucos dias, tivemos toda a comunidade envolvida."
1 de novembro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)