Os Wajãpi, população indígena pertencente ao grupo cultural de tradições e língua Tupi-guarani, vivem em pequenas aldeias dentro de um território protegido no estado do Amapá. Estes indígenas desenvolveram uma linguagem única, unindo a arte gráfica da pintura e a verbal, através da qual transmitem conhecimentos e significados culturais, estéticos e religiosos.
Seus ornamentos, designados pelo termo kusiwa, são aplicados com tinturas vegetais em cuja composição estão sementes de urucum, gordura de macaco, suco de jenipapo verde e resinas perfumadas. A arte kusiwa compreende um repertório de códigos que têm como motivos mais frequentes animais como pássaros, peixes, borboletas, cobras, jacarés, jabutis, etc. Segundo seus mitos, a comunidade Wajãpi considera estes desenhos como traços materiais dos primeiros seres com vida, e que contam a aparição da humanidade e a separação do mundo animal e do natural.
- Página do IPHAN sobre a Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi
- Apina - Conselho de aldeias Wajãpi
- Página da UNESCO sobre o patrimônio imaterial da humanidade no Brasil (em espanhol)
Documentário sobre a arte gráfica tradicional dos Wajãpi no Amapá.
gosto muito de arte indígena mas não conhecia essa tribo, que coisa maravilhosa! obrigada por divulgar. Beijos e bom final de domingo
ResponderExcluir