4 de agosto de 2010

Leonardo, sob o microscópio da ciência

A mais sofisticada tecnologia pesquisa os mistérios da Mona Lisa

O trabalho do grande artista renascentista ainda mantém segredos que a mais sofisticada tecnologia está começando a mostrar. Agora foi a vez de a Mona Lisa e a Virgem dos Rochedos.




As últimas pesquisas científicas sobre várias obras de Leonardo da Vinci, a Mona Lisa, Madonna dos Rochedos, San Juan Bautista, da Anunciação, Baco, o Ferronière Bella, Santa Ana e a Virgem com o Menino, descobriram uma série de dados sobre pigmentos utilizados pelo pintor e grossas camadas de tinta no seu esfumato.
Pesquisas recentes sobre Leonardo foram publicadas em uma revista especializada em química aplicada; Angewandte Chemie, apresentou o trabalho de um grupo de técnicos do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS), em colaboração com outro grupo de técnicos do Centro de Pesquisa e Restauração dos Museus da França.


As obras estudadas pelos técnicos não deixaram o Louvre para análise. Especialistas CNRS foram transferidos para o Museu Nacional, onde aplicaram a Mona Lisa e outras obras de Leonardo seis novas  técnicas de raios-X, que permitem detalhar melhor a técnica do "sfumato" de Leonardo.
É uma técnica de análise química / eletromagnética que permite que você descubra a camada mais interna de uma tabela sem realmente "tocar" ou retirar  pigmentos minúsculos.


Misturas de pigmentos
O que os técnicos descobriram o CNRS ea CIRMF ...? Que Leonardo não utilizava um, mas diversas misturas de pigmentos, quase sempre diferentes. As misturas utilizadas em uma obra como a Mona Lisa não foram necessariamente utilizadas na Virgem dos Rochedos. Segundo técnicos, esta revelação mostra que Leonardo era um experimentador nato. Revelação que maravilha qualquer pintor de óleo, usada para misturar as cores com uma liberdade inseparável do mistério de cada peça.
Detalhe muito mais importante para os alunos da técnica de "sfumato" foi a de que os trabalhos executados por  Leonardo possuiam camadas sucessivas de um a doze milésimos de milímetro de espessura. Esta camada pictórica dá a cada trabalho, a Mona Lisa, em especial, sempre um mistério único: os historiadores de arte têm teorias infinitas sobre o desaparecimento da linha em grandes obras de Leonardo, "Vanished" através de um técnica intimista, obviamente indissociáveis do mistério da arte secreta.

Obras inacabadas
A mais recente investigação científica confirma, portanto, que na maioria das  vezes é difícil de terminar um trabalho em um tempo razoável, usando as técnicas de Leonardo. Cada camada de tinta seca tomou um ou vários dias, até semanas. Aplicado tão profundamente a vários detalhes da obra, com camadas sucessivas de "sfumato", a criação da obra foi condenada a continuar indefinidamente.

Sobre a personalidade da Mona Lisa, continuamos arrastando a mesma ladainha de incertezas repetida por décadas, séculos. Agora confirma-se que o mistério do sorriso é o resultado de sucessivas camadas de misterioso "sfumato", mas não se sabe nada do mistério e da graça que tomou a paleta do pintor. "Estávamos querendo saber se ou não a Mona Lisa estava grávida",  mas nenhum detalhe nos sucessivos golpes de milésimos de milímetros, mudam a nossa mais profunda incerteza: a história da técnica imaculada deixa intacto o mistério da criação.


"A Virgem dos Rochedos" recupera sua pureza



A obra de Leonardo Da Vinci retorna para a National Gallery de Londres um ano e meio após a restauração
"A Virgem dos Rochedos", considerada por muitos críticos e estudiosos como a principal obra do mestre italiano Leonardo Da Vinci (1452-1519), será exibida novamente a partir desta quarta-feira no National Gallery em Londres, após uma restauração que durou ano e meio.
Os responsáveis pela galeria de arte de Londres decidiram restaurar a pintura após vários anos de intenso estudo da obra de Leonardo e os seus discípulos.  Um exame detalhado de inúmeras fotos fez concluir que era impossível ver "A Virgem dos Rochedos" em seu estado original após a aplicação contínua de pintura.
Decidiu-se limpar a mesa, porque um verniz que foi aplicado em 1948-49 acabou por ser particularmente instável e com uma forte tendência para o amarelo. O esmalte sofreu com a poeira absorvida ao longo dos anos pela superfície da Tabela, impedido saturar completamente o trabalho de pintura. Como resultado a obra havia perdido algumas das sutilezas do sombreamento e redução da sensação de espaço, em detrimento do impacto global desta obra-prima.

O processo de restauração
 
Foi removido muito do verniz degradado, deixando apenas uma camada fina. 
A restauração foi realizada pela equipe de restauração da Galeria Nacional, que consultou outros especialistas da Europa e dos Estados Unidos, incluindo o Louvre, que possui uma grande coleção de Leonardo com uma versão anterior " A Virgem dos Rochedos ".
Após este trabalho árduo, os peritos concluíram que o quadro de Da Vinci ainda não terminou no sentido tradicional.

Um comentário:

  1. Rosa Maria,

    obrigado pela visita e por seguir o Varal!
    Volte sempre!
    Gostei de conhecer seu blog!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.