30 de julho de 2010

Arte Ebru


Ebru é a arte que cria a partir da água obras de pintura. Com definição mais antiga Ebru é uma arte de ornamentação dos papéis. Ebru significa “como nuvem”.
Dizer desde quando é feita esta arte é muito impreciso, mas é certo que a sua origem vem da Ásia Central, antigo Turquistão, que foi descoberta e elaborada pelos turcos que lá viviam.
A cidade de Buhara é reconhecida como foco do nascimento da arte Ebru. Após a invasão Mongol, esta arte desapareceu como também outras artes e ciências.
 
 
Designar a data de um Ebru é bastante difícil, porque antigamente só era feito para cobrir o exterior dos livros, ou seja, as capas. Por isso é provável que estes Ebrus possam ter datas que foram acrescentadas posteriormente à sua realização. Portanto, os exemplos com Ebru sobre inscrições são usados para dar uma data precisa. O exemplo mais antigo de Ebru é do ano 1595 e encontra-se hoje na biblioteca de Suleymaniye, em Istambul. 

 
Antes de tudo, o Ebru é uma arte natural, significa que todos os materiais que são usados encontram-se na natureza. Aliás, todas as formas que aparecem sobre a água são formas que têm similaridades com os seres vivos e não vivos. As fotos microscópicas e cortes de órgãos de animais e de humanos têm a mesma semelhança. Muitos animais do mar são semelhantes ao Ebru. Várias plantas e flores têm linhas possíveis de desenhar com Ebru. Os padrões naturais dos mármores, as camadas da terra, as nuvens e os corpos celestes mostram-nos as formas do Ebru.
De todas estas realidades estamos a observar que há uma característica comum entre todas elas, partilham de formas como manchas sobre a água.

Links sobre Arte Ebru:
Fonte: Arte Ebru

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.