Artista plástico, escultor e pintor suíço nascido em Borgonovo, (Borgonovo di Stampa, 10 de outubro de 1901 — Coira, 11 de janeiro de 1966) bem perto da fronteira com a Itália, o mais famoso nome dentre os escultores surrealistas, criador de uma obra plástica que percorreu a escultura, a pintura e a cenografia, sempre mais próximo dos cubistas e dos pós-cubistas. Filho de um pintor pós-impressionista, Giovanni Giacometti, que o estimulou em sua inclinação para as artes e o matriculou na Escola de Artes e Ofícios de Genebra. Mudou-se para Paris (1922) onde estudou cerca de cinco anos com Émile-Antoine Bourdelle. A semelhança com objetos reais desapareceu de sua obra (1925-1929).
No início da década seguinte acabou por adotar uma estética surrealista e passou a idealizar suas esculturas-objetos. Rompeu com o surrealismo (1935) e começou a se concentrar em obras baseadas em modelos humanos. Durante a Segunda Guerra Mundial, refugiou-se e conheceu sua futura esposa com quem se casaria em 1949, e seguiria a fase mais produtiva de sua carreira. Depois da guerra (1947), adotou um estilo que o tornou famoso, de figuras magras, alongadas e afiladas, e esculpindo a maioria das obras dessa fase em miniaturas. Também escreveu versos, e passou a dedicar-se também à pintura (1947).
O trabalho do artista tem sido visto frequentemente como uma interpretação da filosofia existencialista pós-Segunda Guerra Mundial. Isto se deve em grande parte à sua amizade com o filósofo Jean-Paul Sartre. Apesar de ser conhecido sobretudo por suas esculturas, ele produziu desenhos e pinturas durante toda a sua vida.
Os trabalhos bidimensionais do artista se caracterizam por traços rápidos, enroscados, contínuos, de temas figurativos.
Os trabalhos bidimensionais do artista se caracterizam por traços rápidos, enroscados, contínuos, de temas figurativos.
Spoon Woman, 1926; cast 1954
Bronze
Solomon R. Guggenheim Museum, New York City
Bronze
Solomon R. Guggenheim Museum, New York City
Reclining Woman Who Dreams, 1929 /cast 1959-60
Painted bronze
Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Washington D.C.
Painted bronze
Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Washington D.C.
Woman Walking (Femme qui marche), 1932
Plaster and iron wire
150 cm high, including base
Peggy Guggenheim Collection, New York City
Plaster and iron wire
150 cm high, including base
Peggy Guggenheim Collection, New York City
Hands Holding the Void (Invisible Object), 1934 /cast c. 1954-55
Bronze
Museum of Modern Art, New York City
Bronze
Museum of Modern Art, New York City
Head of Isabel, 1936 /cast ca: 1950-1959
Terracotta
Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Washington D.C.
Terracotta
Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Washington D.C.
Standing Woman (“Leoni”) (Femme debout [“Leoni”]),
1947 (cast November 1957)
Bronze
Bronze
Piazza, 1947-1948 (cast 1948-49)
Bronze
Peggy Guggenheim Collection, New York City
Bronze
Peggy Guggenheim Collection, New York City
Walking Man II, 1948
Bronze
Hirshhorn Museum and Sculpture Garden,
Bronze
Hirshhorn Museum and Sculpture Garden,
Washington D.C.
Three Men Walking, 1948-1949
Bronze
Dallas Museum of Art, Texas
Bronze
Dallas Museum of Art, Texas
Three Men Walking II, 1949
Bronze
The Metropolitan Museum of Art, New York City
Bronze
The Metropolitan Museum of Art, New York City
City Square: Three Figures And A Head (La Place:
Trois Figures Et Une Tête), 1950
Bronze
Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Washington D.C.
Bronze
Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Washington D.C.
Dog, 1951/ cast 1957)
Bronze
Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Washington D.C.
Bronze
Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Washington D.C.
Seated Woman, 1956 /cast 1957)
Bronze
Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Washington D.C.
Bronze
Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Washington D.C.
Bust of Diego on a Stele II, 1958
Bronze
Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Washington D.C.
Bronze
Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Washington D.C.
Tall Figure IV, 1960
Bronze, Edition of 6, Cast No. 1
Norton Simon Museum, Pasadena, California
Bronze, Edition of 6, Cast No. 1
Norton Simon Museum, Pasadena, California
Standing Woman, 1961
Bronze
Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Washington D.C.
Bronze
Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Washington D.C.
Autorretrato
uau!! que postagem maravilhosa!
ResponderExcluirboa lembrança, mostrar Giacometti assim com peças tão espetaculares, sempre gostei muito dele... e este autoretrato então? está incrível!
um grande abraço
Pois é, Denise...
ResponderExcluirCostumo dizer que não tenho ídolos, mas se os tivesse, Giacometti seria o primeiro da lista. Ele é fantástico! Um beijo pra ti *)
Magnífica entrada sobre Alberto Giacometti, máximo representante del expresionismo en escultura, que se reducen a auténticos espectros, almas casi sin cuerpos, que representan la soledad, angustia e incomunicación del hombre.
ResponderExcluirMuchas gracias por tus palabras en mi blog y que tengas un buen invierno; aquí estamos en un calurosos verano. Un abrazo.
Obrigada, Paco. Aqui o inverno começou pra valer, temperaturas negativas logo no primeiro dia, mas é bom, eu gosto. Boas férias, meu amigo! Aproveite o verão por aí.
ResponderExcluir